TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Entretenimento
Casa onde Clarice Lispector viveu em Recife será transformada em museu
Entretenimento

Casa onde Clarice Lispector viveu em Recife será transformada em museu

publisherLogo
Aventuras Na História
18/04/2024 11h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16170313/original/open-uri20240418-18-xa2yqy?1713444206
©Divulgação/Google Maps
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Associação Casa Clarice Lispector (ACCL) assumirá a administração da Santa Casa de Misericórdia do Recife (SCMR), o local onde a renomada escritora Clarice Lispector viveu na capital pernambucana. O objetivo principal é transformar o sobrado em um museu dedicado à obra da autora brasileira, nascida na Ucrânia.

O sobrado está situado na Praça Maciel Pinheiro, 387, na Boa Vista, região central da cidade, e foi o primeiro lar de Clarice e sua família em Recife. A escritora e jornalista, nascida em 1920 em Chechelnyk chegou a Pernambuco dois anos depois. Em suas obras, Lispector expressou seu afeto pelo Recife e tornou-se cidadã pernambucana.

O acordo entre a ACCL e a Santa Casa foi oficializado na tarde desta terça-feira, 9, com a assinatura de um contrato de comodato válido por 25 anos. O contrato visa estabelecer o Museu Clarice Lispector no sobrado, que atualmente está em condições precárias.

Segundo a Folha de São Paulo, essa iniciativa de homenagem é única no Brasil e busca resgatar os valores culturais promovidos pela literatura de Clarice. O processo de restauração será financiado por doações e incentivos à cultura.

Restauro

O projeto de restauração e arquitetura de interiores já está em andamento, e outros aspectos, como engenharia, sistema hidráulico, expografia e iluminação, serão desenvolvidos e orçados em breve.

Após a assinatura do contrato, a captação de recursos será iniciada por meio de leis de incentivo à cultura. Prevê-se que as obras comecem com a construção da nova cobertura no início de junho.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também