Cem Anos de Solidão: A condição que a Netflix seguiu para a adaptação do livro
Aventuras Na História
As adaptações de livros para o cinema ou televisão frequentemente enfrentam o desafio de preservar a essência da narrativa original, muitas vezes necessitando cortar partes do texto para viabilizar uma produção ao vivo.
No caso da adaptação de "Cem Anos de Solidão", clássico do ilustre Gabriel García Márquez, para a Netflix, os familiares do escritor determinaram requisitos, repercute a Collider.
Durante entrevista à Entertainment Weekly, Alex García López, diretor do projeto, compartilhou que adaptar o romance foi uma tarefa tanto emocionante quanto desafiadora. Segundo ele, a família García Márquez fez um pedido essencial:
Era incrivelmente importante para a família García Márquez que tivesse que ser filmado na Colômbia, com atores colombianos em espanhol", explicou López.
O diretor também mencionou que Márquez expressou descontentamento com os erros de escalação vistos na adaptação de "O Amor nos Tempos do Cólera", que não foi bem recebida.
"Nos anos 70, 80 e 90, houve muitas adaptações hollywoodianas de romances latino-americanos. [Garcia Márquez] sofreu com algumas dessas adaptações. Ele era muito contra ver o que aconteceu com 'O Amor nos Tempos de Cólera', e ele nunca quis que isso acontecesse novamente com 'Cem Anos de Solidão'", continuou ele.
Em 2019, quando a adaptação foi anunciada pela Netflix, Rodrigo Garcia, filho do escritor, explicou em comunicado que o pai relutou em vender os direitos de filmagem no passado.
"Por décadas, nosso pai relutou em vender os direitos de filmagem para 'Cem Anos de Solidão' porque acreditava que não poderia ser feito sob as restrições de tempo de um longa-metragem, ou que produzi-lo em um idioma diferente do espanhol não lhe faria justiça", explicou ele. "Mas na atual era de ouro das séries, com o nível de roteiro e direção talentosos, a qualidade cinematográfica do conteúdo e a aceitação pelo público mundial de programas em línguas estrangeiras, o momento não poderia ser melhor para trazer uma adaptação para a extraordinária audiência global que a Netflix fornece".
O livro
"Cem Anos de Solidão" é uma obra literária aclamada mundialmente, traduzida para 40 idiomas e com mais de 50 milhões de cópias vendidas. A narrativa acompanha sete gerações da família Buendía e a ascensão e queda da cidade mítica de Macondo.
Conforme anunciado pela Netflix, a nova série trará "a família Buendía enfrentando uma maldição, loucura e amores impossíveis".
A série "Cem Anos de Solidão" é dirigida por López em parceria com Laura Mora. O elenco inclui Claudio Cataño como Coronel Aureliano Buendía, Jerónimo Barón como Aureliano Buendía, Marco González como José Arcadio Buendía e Leonardo Soto como seu filho, José Arcadio.