'Cem Anos de Solidão': Netflix libera teaser de adaptação de obra de García Márquez
Aventuras Na História
Nesta quarta-feira, 17, a Netflix divulgou o primeiro teaser de sua nova série original 'Cem Anos de Solidão', baseada no romance homônimo do escritor colombiano Gabriel García Márquez; vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1982.
+ Biblioteca Gabriel García Márquez recebe o título mundial de melhor biblioteca pública
'Cem Anos de Solidão' é a história da família Buendía, atormentada pela loucura, pela guerra, pelo amor impossível e pelo medo de uma maldição que os condena à solidão por 100 anos na mítica cidade de Macondo. Em breve na Netflix", diz a descrição do vídeo.
Segundo repercutido em matéria publicada pela Folha de S. Paulo, 'Cem Anos de Solidão' foi filmada inteiramente em espanhol. O projeto da plataforma de streaming teve o apoio da família de García Márquez, falecido há uma década.
Gravada na Colômbia, país de origem do escrito, a nova série da Netflix será distribuída em 16 episódios, que ainda não tem data definida para estreia — mas que acontecerá ainda este ano.
Cem Anos de Solidão
Considerada uma das obras mais importantes da literatura latino-americana, 'Cem Anos de Solidão' é um dos livros mais lidos e traduzidos do mundo. Em 2007, o IV Congresso Internacional da Língua Espanhola, realizado em Cartagena, o considerou a segunda obra mais importante de toda literatura hispânica, perdendo apenas para 'Dom Quixote de la Mancha'.
Publicado no Brasil pela Editora Record, 'Cem Anos de Solidão' narra "a incrível e triste história dos Buendía — a estirpe de solitários para a qual não será dada 'uma segunda oportunidade sobre a terra' e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance", apresenta a sinopse do livro.
"É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo. Para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda vemos em suas páginas o que por muitos é considerado uma autêntica enciclopédia do imaginário, num estilo que consagrou o colombiano como um dos maiores autores do século XX", completa.