Como as verdadeiras artes marciais inspiraram 'Avatar: A Lenda de Aang'?
Aventuras Na História
Em 2023, os fãs de animações japonesas de todo o mundo encaram o que pode ser uma reviravolta para seus mundos: duas adaptações em live-action que agradaram grande parte do público, no caso, as adaptações de One Piece e de Yu Yu Hakusho. Os fãs de "anime" de longa data já sabem como o histórico de adaptações com pessoas reais costuma ser lamentável, e, até agora, a expectativa sempre era muito baixa.
Porém, com o sucesso das duas versões mencionadas, especialmente a de One Piece, produzida pela Netflix, agora os entusiastas de cultura oriental estão mais otimistas com outras adaptações futuras. Por isso, muito se aguarda a chegada do live-action de 'Avatar: A Lenda de Aang', em fevereiro deste ano.
É importante mencionar que, por mais que muitos pensem que 'Avatar: A Lenda de Aang' seja uma animação japonesa, ela, na verdade, é dos Estados Unidos, produzida pela Nickelodeon. Existe confusão a respeito do questionamento da série ser uma "animação" ou um "anime", no entanto, isso se deve pela excelente representação da China antiga, cenário em que se passa a trama.
Além de elementos históricos já conhecidos, como a forma de construção das vilas e ambientação em um mundo inegavelmente menos moderno, também chamam muita atenção os poderes deste universo. De maneira simples, existem nações cujos habitantes possuem poderes que lhes permite a manipulação de um entre quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Somente o Avatar seria capaz de manipular todos eles.
E, por mais que a ideia de se manipular elementos seja impossível dentro da nossa realidade, os responsáveis pela produção ainda tomaram um cuidado especial ao criar os movimentos de controle, a fim de não só dar mais personalidade a cada "dobra" — como é referida na série —, como também aproveitam para aproximar ainda mais de um elemento super importante na cultura milenar chinesa: as artes marciais.
+ Capoeira: A arte renegada
Isso porque, conforme explica o site Men's Health, quando os criadores Bryan Konietzko e Michael DiMartino desenvolviam o conceito de 'Avatar: A Lenda de Aang', eles se concentraram nos movimentos de flexão desses elementos que são, de maneira simples, como golpes, chutes e socos de artes marciais distintas.
+ Há 50 anos, morria o icônico Bruce Lee;
Para ajudar com isso, eles até mesmo consultaram Sifu Kisu, um mestre no estilo de luta Shaolin do Norte. Foi Kisu quem ajudou a desenvolver os estilos de luta dos personagens, inspirado em escolas reais de artes marciais que melhor combinassem com os respectivos elementos.
Sabendo disso, confira a seguir quais as verdadeiras artes marciais que inspiraram as manipulações elementais em 'Avatar: A Lenda de Aang':
1. Água
Ainda de acordo com o Men's Health, o estilo marcial escolhido por Sifu Kisu para a manipulação da água, uma das primeiras vistas na animação, foi o Tai Chi. É caracterizado por ser um estilo mais suave, que preza mais pelo controle do que pela agressão em si.
"Tai Chi tem menos a ver com força e mais com alinhamento, estrutura corporal, respiração e visualização", explica o mestre. É relevante também saber que, na filosofia taoísta, a água é associada ao conceito de yin, que representa a escuridão no Yin-Yang, representado pelo lado majoritariamente pintado de preto.
2. Terra
Já a arte marcial adotada para a "dobra de terra" em 'Avatar' é o bruto Hung Gar. Esse sistema, que está dentro do kung fu, é marcado principalmente por posturas fortes e enraizamento no chão, com golpes poderosos e grande foco na sustentação dos pés, sendo um dos cinco principais sistemas criados no sul da China.
"Hung Gar é baseado nos movimentos de animais, especialmente do tigre, que representa o poder duro, e do grou [uma espécie de ave semelhante a uma garça], que significa poder brando", descreve Sifu Kisu.
3. Fogo
A nação do fogo é, em primeiro momento, o grande vilão da trama de 'Avatar: A Lenda de Aang'. Sifu Kisu escolheu para eles justamente o estilo marcial em que é mestre: o Shaolin do Norte. "É um estilo muito forte e dinâmico. Ele usa movimentos poderosos de mãos e pernas", descreve.
Logo, o que descreve, principalmente, o estilo fogo é uma maior agressão e dinamismo, que aproxima o elemento do conceito de yang, a luz, na filosofia taoísta.
4. Ar
Certamente, os movimentos mais raros e diferentes vistos em 'Avatar: A Lenda de Aang' são aqueles feitos pelo próprio protagonista, Aang, que também recebe a alcunha de "o último mestre do ar". Para ele, foi escolhido a arte marcial chamada de bagua, ou baguazhang — que significa "palma dos oito trigramas".
"Os lutadores Bagua são conhecidos por se moverem em círculos e girarem constantemente para frente e para trás", descreve o mestre em artes marciais. Este, embora pareça um estilo de aparência pacífica, pode ser um dos mais poderosos das Quatro Nações de 'Avatar'.
5. Estilo Toph
Uma das personagens mais queridas de toda a série, é a exímia manipuladora de terraToph, que conquistou o público. Um fator que agrega a sua personalidade é o fato de ela possuir um estilo de luta próprio, que é baseado no Chow Gar, originário do sul da China.
Quem ajudou a definir o estilo na personagem, no caso, não foi Sifu Kisu. Em vez disso, foi o raro praticante dessa arte marcial, Sifu Manuel Rodriguez, que, inclusive, serviu de modelo de personagem para os movimentos de Toph. O estilo, por sua vez, é bastante agressivo e de curto alcance, sendo bastante adequado para um manipulador de terra cego.