Como o filme 'A Praia' afetou o local real das gravações, na Tailândia
Aventuras Na História
Desde a década de 90, um ator que sempre esteve em evidência e se mostrou um excelente profissional em Hollywood é Leonardo DiCaprio. Estrela de filmes como 'Titanic' (1997), 'O Regresso' (2015), 'O Grande Gatsby' (2013) e do recente 'Assassinos da Lua das Flores' (2023), no ano 2000 ele participou de um filme que, em sua carreira, não conquistou tantos holofotes: 'A Praia'.
Dirigido por Danny Boyle e adaptado do livro homônimo de 1996, de Alex Garland, o filme é um romance com aventura que acompanha "um viajante americano de passagem pela Ásia que chega em Bangkok e conhece um escocês maluco que, antes de cometer suicídio, lhe entrega o mapa de um lugar bonito e deserto na Tailândia que ele jura ser o paraíso na terra", conta a sinopse. Além de DiCaprio, o elenco também conta com nomes como Virginie Ledoyen, Tilda Swinton e Guillaume Canet.
O filme, de fato, foi filmado em uma das belas praias da Tailândia, aquela conhecida como Maya Bay, localizada na ilha de Ko Phi Phi Ley, no Mar de Andaman, ao sul do país. Depois de um filme ser gravado por ali, o local se tornaria também um ponto turístico chamativo. Porém, essa não seria a única maneira pela qual o local se lembraria da passagem da produção.
+ Como o filme 'O Pianista' afetou a vida de Adrien Brody
Impactos ecológicos
Para dar uma sensação mais "tropical" à praia de Maya Bay, a produção do filme de Danny Boyle plantou dezenas de coqueiros no local, além de serem acusados de arrancar parte da vegetação local, que cresce nas dunas de areia. Logo, além de popularizar o local, os cineastas teriam provocado danos ambientais ao local.
No entanto, o estúdio de produção responsável por 'A Praia' sempre negou a acusação, e ainda insistiu que não só deixou o local como o encontraram, como ainda removeu toneladas de lixo.
Toda essa confusão sobre a preservação de Maya Bay acarretou uma série de ações civis que, eventualmente, culminaram em um plano de reabilitação ambiental na área.
Destino turístico
Além disso, como já mencionado, o filme com DiCaprio colocou Maya Bay no mapa como destino turístico para quem tivesse interesse em conhecer as exuberantes praias da Tailândia. Porém, de acordo com O Globo, o local precisou ser fechado em 2018 para que se recuperasse do impressionante fluxo de cerca de 6 mil visitantes todos os dias.
Eventualmente, com a chegada da pandemia de covid-19, todo o arquipélago das ilhas Phi Phi foi fechado, e o número de turistas chegou praticamente a zero. No início de 2022, o local foi reaberto para turistas, e hoje o número de visitantes é limitado, para reduzir os danos ecológicos no local.