Como são escolhidas as pessoas que definem os vencedores do Oscar
Aventuras Na História
Neste domingo, 10, acontece a cerimônia do Oscar 2024, a premiação que consagra tudo que há de melhor na indústria do cinema no último ano. Para cinéfilos e fãs da premiação, a noite do prêmio é sempre um momento de ansiedade para ver se os filmes que mais gostam serão consagrados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Muitas vezes, os espectadores ficam furiosos com as "injustiças" contra os seus favoritos. Como assim Gwyneth Paltrow ganhou de Fernanda Montenegro? "Crash: No Limite" é mesmo melhor que "O Segredo de Brokeback Mountain"? Como assim Francis Ford Coppola perdeu o prêmio de direção pelo seu clássico "Apocalypse Now"? E "Cidadão Kane", considerado o melhor filme de todos os tempos, que perdeu em 1942?
Quando uma coisa dessas acontece, muitos ficam com vontade de fazer parte do corpo votante do Oscar. Porém, não basta gostar de filmes para entrar na Academia. O processo é difícil e complexo, e nós vamos te explicar.
Diversidade
Se você acha que vai conseguir entrar na Academia com seus mil seguidores no Instagram, sinto em te informar que é improvável. O Oscar não busca só pessoas famosas, mas sim gente que seja importante e atuante na indústria cinematográfica, com uma preferência clara para Hollywood.
A Academia não divulga a lista completa dos votantes, mas, de acordo com o Splash UOL, ela atualmente conta com cerca de 8.500 membros. Nos últimos anos, depois da polêmica do #OscarsSoWhite (em português, "Oscar tão branco"), a Academia se dedicou a aumentar a diversidade de sua membresia, buscando uma representatividade mais fiel de uma indústria que mudou muito nas últimas décadas.
Um dos sinais da mudança no corpo votante do Oscar está na vitória de "Parasita" em 2020. O filme do diretor sul-coreano Bong Joon-ho foi o primeiro a ser falado em uma língua que não o inglês, que venceu a categoria principal do prêmio. Outro sinal de mais diversidade recentemente é que, em todos os 95 anos de premiação, só 3 mulheres ganharam o prêmio de Melhor Direção, e duas delas foram em 2021 e 2022.
Como entrar
O Oscar tem 17 divisões para 23 categorias. Cada uma delas tem regras específicas para seus votantes, garantindo que os especialistas em cada área votem para seus filmes. Portanto, cinegrafistas votam para Melhor Fotografia e atores votam nas categorias voltadas para atuação. Os únicos prêmios que contam com os votos de todos os membros da Academia são de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Os critérios para entrar no corpo de votantes são muitos e variados. Para um ator que nunca foi indicado ao prêmio votar no Oscar, é preciso que ele tenha créditos em pelo menos três filmes lançados no cinema, ter atuado como um personagem roteirizado e fazer parte de algum elenco de uma produção lançada nos últimos cinco anos.
Além disso, quando alguém quer entrar na Academia, é preciso passar pelo processo de admissão de novos sócios e ter, pelo menos, dois membros que a patrocinem em sua tentativa. Indicados ao prêmio não precisam de patrocinadores, mas ainda precisam ter suas petições de entrada aprovadas.
Depois desse processo, cada uma das divisões da premiação envia uma lista de novos membros recomendados ao Conselho de Governadores da Academia, que aprova as indicações.
Sistema de votação
O sistema de votação no Oscar é simples: ganha quem tiver mais votos. Isso acontece em todas as categorias, menos para Melhor Filme, onde a Academia usa o sistema de voto preferencial.
Ao invés de só votar em seu favorito, o voto para o principal prêmio da noite funciona como um ranking: o eleitor precisa listar, em ordem de preferência, os indicados. Depois disso, é iniciada a apuração. Se algum filme alcançar 50% mais um dos votos, ele ganha.
Agora, se nenhum chegar a esse patamar, começa o processo de eliminação, começando pelo menos votado para 1º lugar. Quem votou no filme eliminado terá seus votos transferidos para o segundo lugar da sua lista pessoal, e esse processo é repetido até chegar em um vencedor.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem alguns brasileiros entre seus votantes. Rodrigo Santoro, Sônia Braga, Fernanda Montenegro e Alice Braga estão entre os atores tupiniquins na eleição do Oscar. Outros brasileiros na Academia incluem os diretores Fernando Meirelles, Petra Costa, KarimAïnouz, WalterSalles e AnnaMulayert.