Conheça a lenda de Boiuna, entidade que aparece na nova temporada de 'Cidade Invisível'
Aventuras Na História
A lenda de Boiúna é uma das mais famosas do folclore brasileiro, sendo mais conhecida na região norte do país. Originária da região amazônica, ela se refere a uma cobra gigante que habita os rios locais. Segundo a narrativa, a Boiúna é uma entidade mística que possui o poder de controlar as águas, os peixes e os seres que vivem na floresta.
A história ganhou destaque recentemente com o lançamento da segunda temporada da série "Cidade Invisível", da Netflix, que apresenta a lenda de forma criativa. A produção brasileira, cujos novos episódios foram disponibilizados na plataforma de streaming na última quarta-feira, 22, mistura elementos de fantasia e suspense para contar a história de um detetive que se envolve em um mundo de mitos e lendas.
Ataques a pescadores
De acordo com o portal Sua Pesquisa, embora a cobra Boiuna seja capaz de alterar o curso dos rios e criar diversas espécies de animais, ela é extremamente perigosa e costuma sair de sua morada nas profundezas dos rios para devorar pescadores e afundar barcos.
Cartaz de divulgação de 'Cidade Invisível' / Crédito: Divulgação / Netflix
Cobra Norato
A lenda da cobra Boiuna está intimamente ligada a outra lenda do folclore amazônico, a do Norato. Diz a lenda que Boiuna teve dois filhos, Cobra Norato e Maria Caninana, que possuíam o dom especial de se transformar em cobra ou ser humano. Porém, os dois eram muito diferentes: enquanto o primeiro era conhecido por ser bondoso, sua irmã era considerada extremamente má.
Em certo momento, os irmãos acabaram brigando, sendo que Norato sai vitorioso. Após isso, desejando se tornar humano para sempre, ele decide quebrar o encanto que o mantinha preso na forma de cobra. Para tal, era necessário ferir a cabeça da serpente com uma lâmina virgem.
Felizmente, um soldado corajoso é capaz de realizar essa tarefa e libertar Norato, permitindo-lhe viver como um ser humano pelo resto de sua vida.
Zahy Tentehar como Boiuna / Crédito: Divulgação / Netflix
Atriz indígena
Na trama da Netflix, a cobra gigante é retratada como uma entidade mística poderosa que consegue controlar as águas do rio e que exige sacrifícios humanos em troca de proteção.
Ela é interpretada por Zahy Tentehar, atriz que faz parte do povo indígena tentehar-guajajara. Em sua versão "humana", a Boiuna é chamada Débora e surge bastante misteriosa e ambiciosa.