De Titanic a O Iluminado: Veja 5 filmes famosos com finais alternativos que mudariam tudo
Aventuras Na História
Por vezes, qualquer um pode se deparar com algum filme novo que, quando termina, deixa uma sensação incômoda. Por isso, não é de hoje que surgem, nas rodas de fãs dos mais diversos filmes e séries, as chamadas 'fanfics' — contos ficcionais escritos por pessoas que se inspiram em franquias já existentes.
Fantasiar sobre finais alternativos para encerramentos desagradáveis é perfeitamente normal, de forma que nem mesmo os grandes cineastas escapam de fazer isso. E quando isso acontece, ainda ao longo de uma produção cinematográfica, surgem os chamados 'finais alternativos' — e, por vezes, eles podem mudar toda a percepção sobre aquela narrativa.
+ The Big Bang Theory: Descubra o final alternativo da série
Confira a seguir 5 filmes famosos que teriam finais alternativos que mudariam tudo:
1. 'Titanic' (1997)
Em 1997, James Cameron conquistou um enorme espaço em Hollywood ao marcar para sempre a história do cinema com um de seus maiores clássicos: 'Titanic'. Uma trágica história de romance inspirada em um acontecimento real, o naufrágio do navio RMS Titanic, na noite de 14 de abril de 1912.
+ Há 111 anos, o Titanic colidia com um iceberg
No fim, vemos a já idosa Rose DeWitt Bukater, protagonista do filme e sobrevivente do naufrágio — e que conta a história ao longo das três horas do longa —, atirando ao mar o Coração do Oceano, seu colar com uma grande joia incrustada.
Porém, na versão original, 'Titanic' se encerraria com Rose fazendo um discurso — um tanto cafona —, sobre como o dinheiro não era o que realmente importava. "Só a vida é preciosa, e fazer cada dia valer a pena", diria, enquanto apareceriam imagens de pessoas emocionadas e uma trilha sonora ao fundo.
2. 'Uma Linda Mulher' (1990)
Outro romance bastante famoso e adorado, estrelado pela ilustre Julia Roberts, é 'Uma Linda Mulher', trabalho de Garry Marshall, que chegou aos cinemas em 1990. A história acompanha um "executivo milionário e solitário que contrata uma jovem prostituta para lhe fazer companhia por uma semana. Aos poucos, ele se encanta e fica apaixonado pela mulher", conforme a sinopse.
No final do filme, Edward (Richard Gere) busca Vivian (Julia Roberts) em seu apartamento, carregando flores, e o casal acaba junto — uma bela história de amor, de fato.
No entanto, no roteiro original, o longa terminaria sem que nenhum dos dois protagonistas se apaixonasse. Edward iria até a casa de Vivian, deixaria um envelope com dinheiro e iria embora, sem nem mesmo se despedir. Já a mulher ficaria gritando na janela até que fosse obrigada a retornar às ruas.
3. 'E.T. O Extraterrestre' (1982)
Outro clássico, mas da Sessão da Tarde, é a emocionante ficção científica de Steven Spielberg 'E.T. O Extraterrestre', de 1982. "O garoto Elliott faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que está bem longe do seu planeta. Ele decide manter a adorável criatura em segredo e em casa após apresentá-la aos irmãos" descreve a sinopse.
Quem nunca chorou com a despedida do simpático alienígena de seu amigo humano, o pequeno Elliott (Henry Thomas), depois de todas as aventuras que a dupla enfrenta?
Porém, outra versão do filme terminaria com Elliott fazendo algo parecido com o que Rose realizaria em 'Titanic': um discurso. Ele discutiria sobre a importância de se viver novas aventuras, sem as quais "não é possível sobreviver neste mundo", conforme ele conta, enquanto ainda agradece ao amigo espacial.
4. 'Os Pássaros' (1963)
Talvez hoje a premissa de um filme cujos principais vilões são meros pássaros — mesmo que se comportem como uma entidade ou uma consciência coletiva — não cause tanto medo nos fãs de terror. Porém, esse é o contexto em que se passa 'Os Pássaros', uma das obras mais emblemáticas do renomado cineasta britânico Alfred Hitchcock, lançada em 1963.
Nesse caso, a alteração no fim do filme pode ter sido para pior, ao contrário de outros nomes da lista. O diretor pretendia encerrar o longa com uma imagem da Golden Gate Bridge, a famosa ponte de São Francisco, Estados Unidos, tomada por pássaros — sugerindo um novo ataque iminente.
Para aqueles que enfrentaram o horror apresentado nas duas horas do filme, a ideia de uma continuação, sugerida por esse encerramento, seria assustadora.
No entanto, os produtores da época alegaram que a cena seria muito cara, então, optaram por algo em menor escala, com pássaros quietos enquanto a família principal foge de casa.
5. 'O Iluminado' (1980)
Mais de uma década depois de 'Os Pássaros', foi Stanley Kubrick responsável por chocar a indústria do terror, após lançar 'O Iluminado', em 1980. A história acompanha o pequeno Danny (Danny Lloyd) e sua mãe, Wendy (Shelley Duvall) no isolado Hotel Overlook durante o inverno, enquanto o pai, Jack (Jack Nicholson), que deveria cuidar do local e tenta escrever um livro, perde pouco a pouco a sanidade e começa a se tornar um perigo para a família.
+ Do agoniante papel em O Iluminado a reclusão: O que aconteceu com Shelley Duvall
Neste caso, a alteração foi um corte, em vez de uma verdadeira mudança. O filme se encerra com uma imagem do corpo congelado de Jack Torrance, que já tentara matar sua esposa e filho na noite anterior —, morto e coberto por neve.
Originalmente, após a cena de Jack congelado, seria mostrado Wendy e Danny no hospital, seguros, ao mesmo tempo que investigadores insistiriam em não encontrar nada de sobrenatural no hotel amaldiçoado.
A alteração só ocorreu porque Kubrick fez um teste, exibindo o filme para uma plateia antes do lançamento oficial, e a reação do público ao corpo de Jack foi tão forte que ele acabou decidindo cortar tudo que viria depois.