Diretor de ‘Bacurau’ celebra primeira sangria em 13 anos de açude presente no filme
Aventuras Na História
O açude de Gargalheiras, localizado na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, está próximo de atingir sua capacidade total, e segundo especialistas, deve transbordar em breve. O local, patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do estado desde o último ano, serviu de cenário para o filme ‘Bacurau’ (2019), do diretor Kleber Mendonça Filho, como esconderijo do personagem Lunga.
Desde a noite desta segunda-feira, 1°, moradores da região estão em vigília ao redor do açude, para presenciarem o momento em que Gargalheiras sangrar (transbordar). “Em Acari, a expectativa pela sangria do Gargalheiras é em clima de Copa do Mundo. Tem gente que vai varar a noite na beira do açude só pra ser o primeiro a ver a água verter”, disse um morador em suas redes sociais.
Deve sangrar hoje pela primeira vez. Chega dá uma tontura ver as duas fotos", escreveu o cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor de ‘Bacurau’, ao compartilhar fotos do lugar seco e cheio de água em seu perfil do X.
Outros detalhes
O Açude de Gargalheiras não sangrava desde 2011, quando atingiu sua capacidade máxima, conforme repercutido pelo jornal O Globo. Este reservatório, o principal do Rio Grande do Norte, tem capacidade para mais de 44 milhões de metros cúbicos de água e passou por períodos de seca entre 2017 e 2019, chegando a ficar completamente seco em alguns momentos.
O recente aumento no nível do Açude de Gargalheiras foi resultado das chuvas recentes no estado, além da sangria do Açude Dourado em Currais Novos, que direcionou parte de sua água para o açude em Acari. Segundo o relatório mais recente divulgado pelo Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) na última quinta-feira, 28, o Açude Gargalheira estava em 36% de sua capacidade, o maior volume de água desde 2012.