Documentário da Netflix revela truques de marcas para aumentar o consumismo
Aventuras Na História
Na reta final do ano, o novo documentário da Netflix, "A Conspiração Consumista", investiga o aumento das compras pela internet e como grandes empresas têm administrado a crescente demanda por seus produtos.
"Este documentário subversivo revela os truques que as marcas usam para os clientes continuarem comprando e o impacto que isso tem em nossas vidas", destaca a sinopse da produção.
Dirigido pela indicada ao Emmy, Nic Stacey, o lançamento desvela as estratégias usadas pelas marcas para manter seus clientes consumindo constantemente, além de explorar o impacto real dessas práticas nas vidas dos consumidores.
Maren Costa, ex-funcionária da Amazon que teve papel fundamental na configuração das primeiras interfaces de compras online da empresa, participa do novo documentário da Netflix. Costa se tornou cofundadora do grupo Amazon Employees for Climate Justice ("Funcionários da Amazon pela Justiça Climática") antes de ser dispensada pela gigante tecnológica.
Estávamos sempre desenvolvendo novas maneiras de induzir você a comprar", explica ela na produção. "Influenciando seu comportamento de formas sutis que você jamais perceberia."
Costa compartilhou histórias sobre táticas desenvolvidas para incentivar o consumo, como a alteração de cores de elementos específicos no site, conforme repercutido pelo The Mirror.
"Podíamos usar uma frase como 'Frete grátis se comprar R$ 25 ou mais'. Em um caso, deixávamos o 'R$ 25' em laranja; em outro, em verde, e testávamos nove variações diferentes para ver qual gerava mais lucro", destacou ela. "Havia tráfego suficiente no site para obter dados estatisticamente relevantes sobre qual versão dessa frase era mais lucrativa."
Descarte
O documentário também apresenta aos espectadores a saga de Anna Sacks, uma influenciadora no TikTok com quase meio milhão de seguidores.
Ela documenta sua jornada por Nova York, na qual itens utilizáveis descartados por grandes corporações em sacos de lixo, desde bolsas de luxo até incontáveis pacotes de doces.
Em suas observações sobre hábitos de consumo no espaço digital, Costa ofereceu uma dica simples para compradores propensos a aquisições impulsivas online. "Se você acha que precisa de algo, coloque-o no carrinho online e deixe-o lá por um mês", disse ela. "Se ainda quiser após esse período, talvez seja algo realmente necessário."