TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Entretenimento
Documentário sobre Prince cai em polêmica com espólio do cantor
Entretenimento

Documentário sobre Prince cai em polêmica com espólio do cantor

publisherLogo
Aventuras Na História
05/03/2025 16h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16476730/original/open-uri20250305-18-1wwieio?1741190830
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Recentemente, a plataforma de streaming Netflix e o espólio do cantor Prince informaram que o documentário dirigido por Ezra Edelman, que estava em desenvolvimento, foi cancelado.

A decisão foi comunicada em 7 de fevereiro, e gerou uma forte reação do cineasta durante sua participação no podcast "Pablo Torre Finds Out", no último dia 4.

Edelman, ganhador do Oscar, expressou seu descontentamento com a situação, descrevendo-a como uma "piada". Segundo informações do The New York Times, Edelman foi abordado pela Netflix em 2019 para produzir o documentário, com a promessa de que ele e a plataforma teriam o corte final do filme, enquanto o espólio de Prince teria a oportunidade de revisar as filmagens para garantir a precisão dos fatos.

No entanto, Edelman revelou que o espólio apresentou um documento extenso com 17 páginas repletas de questões editoriais, e não de precisão factual. Ele questionou: "Você acha que eu tenho interesse em lançar um filme que seja factualmente impreciso?".

De acordo com o diretor, as preocupações levantadas pelo espólio estão mais relacionadas ao controle sobre o conteúdo do documentário do que a quaisquer inverdades.

O cineasta comentou sobre o caráter controlador que Prince sempre demonstrou ao longo de sua carreira. "Isso reflete a própria natureza de Prince, que era conhecido por ser um dos artistas mais exigentes no controle de sua obra", explicou.

Ele ressaltou a ironia da situação, considerando que Prince sempre lutou pela liberdade artística e contra as limitações impostas pela gravadora Warner Bros, repercute a revista People. "E agora, neste caso — e claro, eu não sou Prince — meu trabalho está sendo cerceado e descartado".

Danos

O advogado responsável pelo espólio teria afirmado acreditar que o documentário poderia causar danos à imagem de Prince entre as novas gerações, afastando jovens fãs da sua música.

"Essa é, eu acho, a grande questão aqui: eu fico tipo, 'Isso é um presente — um tratamento de nove horas sobre um artista que foi, a propósito, brilhante.' Tudo sobre quem você acredita que ele é está neste filme. Você se banha em sua genialidade. E ainda assim você também tem que confrontar sua humanidade, que ele, a propósito, de certa forma, estava preso em não ser capaz de expor porque ele ficou preso em seu próprio mito sobre quem ele era para o mundo, e ele tinha que mantê-lo", desabafou Edelman.

O documentário

Uma crítica do The New York Times descreveu o filme como um retrato minucioso da carreira musical de Prince e dos aspectos mais sombrios de sua vida pessoal, muitos dos quais permaneceram ocultos até sua morte em 2016 devido a uma overdose acidental aos 57 anos. O documentário incluiria imagens arquivadas e entrevistas com mais de 70 pessoas.

O projeto abordava temas delicados, como a perda devastadora do filho recém-nascido de Prince com sua ex-esposa Mayte Garcia; além disso, contaria com depoimentos fortes, incluindo um relato de uma ex-namorada sobre abuso físico.

Após a decisão de arquivar o projeto original, uma declaração conjunta foi emitida pelo espólio e pela Netflix, anunciando que ambas as partes chegaram a um acordo mútuo para desenvolver um novo documentário com conteúdo exclusivo do arquivo de Prince. Como resultado dessa nova direção criativa, o documentário inicialmente planejado não será lançado.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também