Efeito Streisand: Entenda o fenômeno por trás do sumiço de Kate Middleton
Aventuras Na História
O nome Kate Middleton ainda é um dos mais comentados entre internautas nesta segunda-feira, 18. Após passar por uma cirurgia abdominal em janeiro, a esposa do príncipe William se afastou de atividades oficiais, iniciando uma série de rumores e teorias conspiratórias nas redes sociais.
A medida que novas informações são publicadas, se torna mais evidente o chamado Efeito Streisand em torno do caso. O fenômeno social investiga que, quando são 'escondidas' informações sobre um tópico 'não tão urgente', o interesse do público se intensifica.
O fenômeno em questão se relaciona com a cantora e atriz Barbra Streisand. Em 2022, a artista se incomodou quando os ambientalistas Kenneth e Gabrielle Adelman fizeram registros da erosão costeira na área em que ela residia. Isso porque as fotos, disponibilizadas de maneira gratuita, mostravam sua mansão. Assim, moveu uma ação judicial.
As imagens, como explica o jornal The Independent, só foram acessadas seis vezes, incluindo Streisand, seus advogados e um vizinho. Além de perder o processo movido, ela pagou uma multa aos ambientalistas.
Quando o caso foi divulgado ao público, os números de acessos das imagens aumentaram cada vez mais e viralizaram. Acreditando que protegeria sua vida íntima, a atriz acabou chamando ainda mais atenção. Assim, ela deu relevância a um tópico que não despertava tanto interesse assim.
E Kate?
Algo semelhante acontece atualmente com a princesa de Gales. Com a agenda oficial cancelada enquanto se recupera, a esposa do príncipe William gera preocupação e teorias conspiratórias na internet.
Isso porque não foram divulgados maiores detalhes do procedimento e nem registros da nora do rei Charles III. Além disso, a situação tomou maiores proporções no último dia 10.
O perfil oficial da realeza divulgou uma imagem que mostra a nobre ao lado de seus filhos: George, Charlotte e Louis. No entanto, as agências de notícias revelaram que existiam manipulações digitais na imagem e a removeram de circulação. A informação também foi confirmada pela princesa. Como resultado, mais rumores tomaram conta das redes sociais.
Até o momento, o palácio divulgou que Middleton só deve retornar aos seus compromissos oficiais na Páscoa, sem maiores detalhes. Como era de se esperar, a falta de informações sobre uma cirurgia comum despertou ainda mais o interesse do público.
O jornal Sunday Times, com fontes próximas à realeza, informa que Kate e o príncipe William cogitam falar sobre a cirurgia e recuperação de Kate em breve para acabar com os rumores. Entretanto, não foram divulgados detalhes. O palácio também não se pronunciou.