Entenda a diferença entre 'Wicked' e 'O Mágico de Oz'
Aventuras Na História
No dia 21 de novembro, chega aos cinemas de todo o Brasil um filme que, embora não tenha sido tão comentado, ainda deve conquistar bastante os holofotes neste fim de ano: 'Wicked'. Dirigido por Jon M. Chu, o longa vem despertando bastante curiosidade por se relacionar a um dos maiores clássicos da fantasia: 'O Mágico de Oz'.
O novo filme se baseia em um aclamado musical da Broadway que recebe o mesmo nome, mas reimagina o já clássico 'O Mágico de Oz' através da perspectiva da Bruxa Má do Oeste, Elphaba. No decorrer da narrativa, acompanhamos a jornada de autodescoberta e amadurecimento de Elphaba (interpretada por Cynthia Erivo), que nasceu com pele verde e poderes mágicos, o que fez com que sofresse discriminação.
Prometendo ser um espetáculo fantástico visual e musical — inclusive com a presença de Ariana Grande como Glinda, a Bruxa Boa do Norte —, o filme se passa antes mesmo dos eventos narrados em 'O Mágico de Oz', mostrando como sua antagonista se tornou quem era, lutando por seu lugar no mundo e rebelando-se contra a tirania do Mágico.
Vale mencionar que o filme 'O Mágico de Oz', de 1939, lembrado como o emblemático filme com Judy Garland como Dorothy, na verdade é uma adaptação da história literária escrita em 1900 pelo escritor americano L. Frank Baum, conforme repercute a CNN, que se tornou um dos maiores clássicos da literatura dos Estados Unidos.
Entenda mais sobre as diferenças e a relação entre 'Wicked' e 'O Mágico de Oz', de 1939:
Filme clássico
O filme de 1939 acompanha a jovem Dorothy, uma menina que, junto de seu cãozinho, Totó, é levada por um ciclone de sua casa, no Kansas, até uma terra desconhecida chamada Oz. Então, ela inicia uma aventura para conseguir voltar para casa, e para isso decide que vai pedir a ajuda do Mágico de Oz.
Em sua jornada, Dorothy esbarra em duas bruxas, a Bruxa Boa do Sul, Glinda (interpretada por Billie Burke), que a ajuda no começo e no fim de sua jornada até o Mágico, e a Bruxa Má do Oeste, Elphaba (Margaret Hamilton), a "vilã" da história que faz de tudo para atrapalhar a missão da protagonista.
E quem a acompanha na tarefa são três amigos que faz pelo caminho: um Espantalho que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração, e um Leão Covarde, sem coragem, que juntos pretendem trazer a vassoura da Bruxa Má em troca da ajuda do Mágico.
+ O Mágico de Oz: Veja fatos e mitos sobre os trágicos bastidores do filme
Passado do vilão
Agora, em 'Wicked', será possível conhecer mais sobre a origem da Bruxa Má do Oeste e sua relação anterior com a Bruxa Boa do Sul, vivida pela cantora pop Ariana Grande. Em outras palavras, o longa é ousado por, inspirado na história de L. Frank Baum, criar uma narrativa no mesmo universo, anterior mesmo aos eventos descritos originalmente, reimaginando livremente aquela que é uma das vilãs mais famosas da cultura pop.
Elphaba é uma jovem que ainda não descobriu o verdadeiro poder, e é incompreendida por todos pela cor verde de sua pele. Já Glinda, com quem cria uma grande amizade, é uma jovem popular e ambiciosa que, embora pareça a própria imagem do sucesso, ainda não conhece sua verdadeira alma.
As duas se conhecem na Universidade de Shiz, na Terra de OZ, e se tornam amigas inseparáveis. Porém, um encontro com o Mágico de Oz direcionou suas vidas por rumos muito diferentes, e tiveram de cumprir seus destinos como as emblemáticas personagens já conhecidas pelos fãs do universo de Oz.
'Wicked' chega aos cinemas brasileiros no dia 21 de novembro, segundo a previsão de estreia atual.