Home
Entretenimento
Evento gratuito discute ruptura de papéis do homem judeu nas obras de Amós Oz
Entretenimento

Evento gratuito discute ruptura de papéis do homem judeu nas obras de Amós Oz

publisherLogo
Aventuras Na História
02/05/2023 22h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15532480/original/open-uri20230502-18-kn46mc?1683066711
©Reprodução
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na próxima quinta-feira, 4, um evento gratuito que irá ocorrer na Unibes Cultural discute as diversas representações de Jerusalém e dos kibutzim nas obras do prestigiado escritor israelense, Amós Oz. Sabrina Abreu, jornalista, escritora e diretora de Comunicação e Cultura da StandWithUs Brasil, irá ser a responsável pela ministração da palestra.

Ainda um menino, Amós Klausner começou a escrever suas histórias na Jerusalém  que estava sob controle dos ingleses. Quando, aos 14 anos, saiu da casa de seu pai e passou a viver em Kibutz Huldah, ele experimentou uma mudança radical, que incluiu abandonar uma vida que antes era cercada de livros e também seu nome de família.

O escritor saiu de lá somente quando casou, adotando um sobrenome novo, Oz, que foi quando voltou a escrever. Nos primeiros anos depois da Segunda Guerra e da criação de seu país, os kibutzim representaram, de certa forma, a ruptura da imagem do judeu intelectual, urbano e de corpo frágil, dando lugar a um homem que conseguia executar trabalhos braçais sob o sol, de tirar seu sustento da terra e de se defender.

Cidade e personagem

Por milhares de anos, para os judeus israelenses e diáspora, Jerusalém carrega significados múltiplos, desde cidade sagrada até a atual capital política do Estado Judeu, epicentro de disputas territoriais e narrativas que ajudaram a forjar sua identidade. Foi ali que Amós Klausner nasceu e em kibutz ele renasceu. Israel acaba se tornando um personagem de Amós Oz, ao invés de somente um cenário.

"Amós Oz e Israel como personagem: de Jerusalém aos kibutzim" irá analisar as diferentes representações de ambos os locais e seus múltiplos significados ao longo da carreira do autor. A avaliação e descoberta acerca da relação entre o escritor e ambos os lugares irá abrir uma nova porta para suas histórias e personagens.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também