Figurino de rei Charles III para coroação é revelado pelo Palácio de Buckingham
Aventuras Na História
Na última segunda-feira, 1, o Palácio de Buckingham revelou o figurino que será usado pelo rei Charles III na cerimônia de coroação. A roupa será de peso, figurativamente falando, já que a maioria dos artigos foram usados por outros monarcas em suas coroações — a fim de tornar o evento mais sustentável, sem haver a necessidade de que sua roupagem seja feita do zero, com novos materiais.
No total, incluindo a coroa, os itens que serão usados pelo mais novo monarca britânico somam, ao menos, 7 quilos. A etapa em que Charles irá vestir os trajes, a investidura, é complexa e possui diversos passos. Primeiro, ele coloca uma peça branca sem mangas que lembra uma camisola. Logo depois, Charles tem os ombros cobertos pela estola da coroação, uma faixa de seda dourada bordada estreita que remete também a uma batina sacerdotal.
Por cima da camisola, vem a chamada sobretúnica, um manto de seda dourado adornado por uma faixa bordada com espirais, encomendada para a coroação do rei George 5º em 1911 e que segue sendo usada em eventos desse tipo.
O próximo passo é feito pelo príncipe William, próximo na sucessão do trono, que ajudará o pai a vestir o manto real, ou imperial. O manto é a peça mais antiga da cerimônia, já que foi manufaturado em 1821, para a coroação de George 5º, que aconteceu anos mais tarde.
Outros detalhes
Segundo a Folha de S. Paulo, o manto real é envolvido por uma cinta também dourada em seguida, e possui um espaço para a Espada da Oferenda. Depois disso, o monarca terá sua mão direita calçada com uma luva de couro branco com punho grande, num modelo típico da era medieval. Será com essa mão que Charles III irá segurar o cetro durante o evento.
A cinta e a luva, antigamente, costumavam ser feitas sob medida para cada monarca britânico, mas são esses os itens que Charles resolveu reutilizar em nome da sustentabilidade, repetindo as mesmas peças feitas para a coroação de George6°, em 1937.