Filme baseado em anotações de Mario de Andrade ganha data de estreia e trailer

Aventuras Na História






"Mário de Andrade, o turista aprendiz", é a livre adaptação das anotações feitas pelo escritor durante sua viagem pelo rio Amazonas em 1927, anteriores à publicação de sua obra mais consagrada, “Macunaíma”, de 1928.
Mário só “passa a limpo” essas anotações em 1943, 16 anos depois da sua aventura amazonense. A partir daí, Murilo Salles toma a liberdade de propor um filme que se passa na cabeça do escritor, já que tudo o que está sendo relatado são memórias e ficção.
O filme
O filme é uma homenagem a um autor que passou a vida a pensar o seu país. "Mário de Andrade: O Turista Aprendiz", dirigido por Murilo Salles, mistura a ficção relatada no Livro “O Turista Aprendiz” com fatos documentais sobre a vida do escritor, trazendo à tona um olhar novo e fascinante, em sua proposta narrativa, sobre a vida e obra de um dos maiores nomes da literatura e da cultura brasileira: Mário de Andrade.
Acompanhamos Mário de Andrade (interpretado por Rodrigo Mercadante) durante sua viagem amazônica, quando já tinha escrito Macunaíma, mas ainda não publicado.
Com sua corajosa proposta narrativa, o filme traz reflexões sobre a questão da identidade cultural brasileira e, ao mesmo tempo, resgata um certo tom chanchadeiro que Mário deixa escapar em alguns relatos do Turista, fruto do tempo e do avanço de suas reflexões sobre a brasilidade, já na década de 40, quando enfim, transformou suas notas em livro.
A direção de Murilo Salles destaca-se pela maneira como que mistura todas essas ‘influências’ para criar uma obra que transcende o biográfico e se torna, igualmente a Mário, numa inquietação sobre a criação artística.
"Mário de Andrade: O Turista Aprendiz" é uma obra para além da adaptação cinematográfica de Turista Aprendiz, que se propõe a reviver as complexidades e angústias de um escritor em seu papel fundamental na construção da identidade cultural brasileira.
O filme tem sua estreia nacional marcada para o dia 27 de março.


