Home
Entretenimento
Flow: veja a inspiração da vida real por trás da animação
Entretenimento

Flow: veja a inspiração da vida real por trás da animação

publisherLogo
Aventuras Na História
06/02/2025 14h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16456984/original/open-uri20250206-56-1npb85h?1738850523
©Divulgação
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Enquanto ainda cursava o ensino médio na Letônia, o cineasta Gints Zilbalodis começou a sonhar em construir uma carreira no mundo da animação.

Sua jornada iniciou com a criação de um curta-metragem inspirado em seu gato de estimação, que contava a história simples de um felino superando seu medo da água. Depois, relatou Zilbalodis ao Hollywood Reporter, essa ideia o inspirou a criar uma história ainda mais fascinante.

"Fiz um curta-metragem sobre um gato que aprende a não ter medo de água. Era uma história muito mais simples. Era desenhada à mão, e era apenas o gato. Havia um pássaro, mas era realmente sobre o gato e o medo da água", explicou ele ao veículo. "Muitos, muitos anos depois, decidi revisitar essa premissa e fazer um longa-metragem. Mas dessa vez, eu realmente queria focar no relacionamento entre os animais, sobre o medo dos outros, que eu acho mais importante [em Flow ] do que o medo do gato de água".

O resultado dessa empreitada é 'Flow', que se distancia consideravelmente do projeto inicial. O filme apresenta uma visão de um mundo pós-apocalíptico, onde os humanos foram extintos e apenas animais permanecem.

A animação

O protagonista é um gato cinza, dotado de grandes olhos e desconfiado de tudo e todos. Ele consegue escapar por pouco de um bando de cães famintos antes de ser apanhado em uma inundação catastrófica.

Buscando abrigo em um barco à vela desgastado, ele relutantemente se junta a uma diversidade geográfica de companheiros, incluindo uma capivara despreocupada, um lêmure ganancioso, um Golden Retriever desatento e uma ave reservada.

Na entrevista, ele explica a importância da água na animação que pode vencer o Oscar.

"A água é basicamente uma maneira de comunicar esses outros medos. É uma espécie de metáfora. No começo, quando o gato tem muito medo [dos outros animais], a água parece muito assustadora e agressiva. Mais tarde, quando o gato e os outros animais aprendem a trabalhar juntos, a água se torna mais tranquila e pacífica", destacou Zilbalodis.

Flow
Flow chega aos cinemas ainda em fevereiro - Divulgação

'Flow' é apresentado sem diálogos. Após impressionantes números registrados em bilheteiras na Letônia, 'Flow' foi selecionado como o representante oficial do país na corrida pelo Oscar 2025 na categoria de melhor longa-metragem internacional.

Para os mais curiosos, a animação 'Flow' será lançada nos cinemas brasileiros no próximo dia 20. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também