Golpista do Amor: Veja casos reais de mulheres enganadas por vigaristas
Aventuras Na História
No início do mês, a TV Globo lançou a minissérie 'Golpista do Amor'. Na narrativa eletrizante, o público acompanha a história de um homem capaz de conquistar inúmeras mulheres. Ele é piloto, corretor, cirurgião e até mesmo jornalista. No entanto, tudo não passa de uma mentira.
O objetivo do criminoso, na verdade, é enganar e manipular essas vítimas. O trapaceiro, interpretado pelo artista belga Jonathan Zaccaï, cria uma nova personalidade ao desenvolver uma identidade. Bonito e charmoso, o farsante é atencioso com as mulheres, que são roubadas ou atacadas por ele. Mas, tudo muda quando as vítimas decidem se unir contra ele.
A história mostrada em Golpista do Amor é ficcional, no entanto, a série é capaz de chamar atenção para casos reais de mulheres vulneráveis enganadas por golpistas. Confira alguns dos casos antes de assistir à produção nesta sexta-feira, 26, às 23h15!
1. Golpista do Tinder
Um dos casos mais conhecidos é o do “O Golpista do Tinder” documentário que foi lançado pela Netflix em 2022. Na série documental, o público acompanha uma saga chocante envolvendo o popular aplicativo de relacionamentos.
Na produção documental, são apresentadas denúncias feitas por diferentes mulheres que sofreram golpes de um homem com quem começaram a se envolver por meio do Tinder.
O acusado de golpe se chama Simon Leviev, que afirma ser o “príncipe dos diamantes”. O documentário da Netflix mostra que ele se envolveu com diferentes mulheres visando tirar dinheiro das vítimas. Com uma história surpreendente, ele é acusado de tirar 10 milhões de dólares no total, explica o documentário.
2. Dirty John
John Meehan era belo, carismático, charmoso e demonstrava interesse por Debra Newell de forma genuína. No entanto, a história se transformaria num pesadelo. Com o passar dos meses, Meehan demonstrava ser o oposto do que Debra idealizou: ele era, na realidade, um mentiroso patológico com um temperamento explosivo.
No final, Meehan escondia um passado criminoso e uma extensa trajetória marcada por enganar, manipular e abusar de mulheres. Chocante, a história inspirou a série da Netflix 'Dirty John', que mistura fato e ficção ao retratar a saga de John Meehan.
3. Falso astronauta
A história aqui é menos famosa que as outras, no entanto, tomou as manchetes em 2022. Tudo aconteceu quando uma senhora japonesa de 65 anos sofreu um golpe de 4,4 milhões de ienes (aproximadamente R$ 160 mil).
Ela relatou que um homem, que dizia ser um astronauta russo, estava perdidamente apaixonado. No entanto, ele precisava de dinheiro para conseguir retornar à Terra, repercutiu o portal de notícias G1 com informações do jornal Yomiuri Shimbun.
Segundo o veículo internacional, a idosa foi enganada pelo farsante em junho daquele ano. Na conta usada para enganá-la, existiam imagens do espaço. Já na troca de mensagens, ele até mesmo chegou a falar em casamento.
Para que o casório pudesse acontecer, no entanto, ele precisaria de dinheiro para custar a viagem de volta para a Terra. Assim, a idosa acabou pagando aproximadamente 4,4 milhões de ienes divididos em três parcelas. A senhora, entretanto, suspeitou do farsante a medida em que mais dinheiro era solicitado. Assim, procurou as autoridades.
4. Johnny Depp
Semelhante ao caso anterior, até mesmo a identidade do astro Johnny Depp já foi explorada por vigaristas. No crime em questão, uma idosa brasileira deu R$ 208,4 mil ao golpista.
O golpe começou em 2020, quando a mulher, que reside em Osasco, São Paulo, passou a conversar no Instagram com um perfil que se passava pelo astro de Hollywood. Ao relatar o caso a Justiça, repercute o portal de notícias UOL, ela disse que a conversa era baseada em 'assuntos do cotidiano', entretanto, avançaram para o golpe.
A pessoa que fingiu ser Johnny Depp contava "uma história triste de que precisava de dinheiro para o pagamento de condenações em processos nos quais ele estava envolvido". Na época, vale lembrar, o ator enfrentava uma batalha nos tribunais com sua ex-esposa, a atriz Amber Heard.
"Junto com a história triste de não ter dinheiro para pagar as referidas taxas, teve início um 'romance' onde começaram as promessas do golpista de levar a autora [do processo] para morar com ele", relatou a advogada que representou a idosa. "A pandemia contribuiu para que ela acreditasse em toda mentira contada pelo golpista, haja vista o abalo emocional vivenciado. Ela só procurava uma saída ou mudança de vida."
Além de ter vendido um carro, e até mesmo uma casa ao cair no conto do vigário, a senhora também passou uma cirurgia plástica. Ela acreditava que viveria em Los Angeles. Para enganar a mulher, a pessoa disse que os depósitos seriam feitos 'na conta de um amigo brasileiro de seu advogado'.