Home
Entretenimento
Isolamento e pesquisas: Veja as histórias que inspiraram ‘Náufrago’
Entretenimento

Isolamento e pesquisas: Veja as histórias que inspiraram ‘Náufrago’

publisherLogo
Aventuras Na História
14/01/2024 14h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15991393/original/open-uri20240114-18-qbu8pf?1705241003
©Reprodução/DreamWorks Pictures
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última semana, um dos filmes mais comentados pelo público brasileiro da Netflix foi o extremamente tenso 'A Sociedade da Neve', dirigido pelo cineasta espanhol Juan Antonio Bayona e narrando uma das histórias de sobrevivência mais impressionantes da história da América do Sul: a Tragédia dos Andes. Adotando o subgênero de filme de sobrevivência, essa é a aposta da Espanha entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional neste ano de 2024.

No entanto, bem antes da estreia, outro filme de sobrevivência marcaria para sempre a história do cinema, sendo grande inspiração para vários outros do subgênero: 'Náufrago'.

Tom Hanks em 'Náufrago' (2000) / Crédito: Reprodução/DreamWorks Pictures

Lançado em dezembro de 2000 nos Estados Unidos (só chegou ao Brasil em janeiro de 2001) e dirigido por Robert Zemeckis, a produção é um marco da carreira de Tom Hanks, que viveu o protagonista Chuck Noland e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator (mas perdeu para Russell Crowe em 'Gladiador', de Ridley Scott).

Nunca foi mistério que 'Náufrago' se trata de uma história ficcional, ou seja, não é inspirado em um acontecimento em específico, ao contrário do que faz 'A Sociedade da Neve', por exemplo. No entanto, conforme o Screen Rant, sua história ainda é inspirada em uma série de eventos reais, em geral. Entenda!

'Náufrago'

Escrito por William Broyles Jr., 'Náufrago' (em inglês, o filme se chama 'Cast Away') segue a história de Chuck Noland, um executivo da FedEx — uma empresa americana de entrega expressa de correspondências, documentos e objetos — que fica preso em uma ilha deserta no meio do Pacífico Sul após um acidente de avião. Ele é o único sobrevivente da tragédia, mas os desafios que enfrentaria ainda estavam apenas começando.

Isso porque, não bastasse ter sobrevivido à queda do avião, Noland ainda precisa aprender a sobreviver em contato direto com a natureza, sem enlouquecer com o peso da solidão. E com certeza isso pesa, visto que ele passa quatro anos isolado naquele local — tendo como única companhia Wilson, a bola de vôlei que se tornaria um ícone do filme, que tem um rosto pintado a partir de uma marca ensanguentada da mão do náufrago.

+ Náufrago: O evento real que originou a criação da bola Wilson;

Eventualmente, Noland teria conseguido superar todas as intempéries do local em que esteve ilhado, sobrevivendo por tempo suficiente para que fosse resgatado e, enfim, retornasse para casa. Mas quais seriam as inspirações para a história?

Cena do filme Náufrago (2000), com Chuck Noland (Tom Hanks) segurando a bola Wilson / Reprodução/DreamWorks Pictures

Experiências e pesquisa

Enquanto pesquisava e escrevia a história de 'Náufrago', William Broyles Jr. primeiro consultou diversos especialistas e profissionais em sobrevivência, até que deliberadamente decidiu se isolar em uma ilha no Golfo da Califórnia, para se colocar no lugar de seu personagem principal. Em entrevista de 2000 ao The Austin Chronicle, ele revelou que foi do período de isolamento que tirou ideias para o roteiro.

Segundo descreve o roteirista, ele mesmo picou e comeu arraias na ilha, além de beber água de coco, construir uma barraca com bambu e folhas de palmeira e até mesmo se esforçou para fazer sua própria fogueira.

Com isso, compreendeu "o que significa estar verdadeiramente sozinho", em suas palavras — e da mesma forma como o personagem Chuck Noland, encontrou uma bola de vôlei e a nomeou de Wilson. Ou seja, 'Náufrago' pode não ser baseado em uma história real, mas pelo menos é na breve experiência de Broyles Jr.

William Broyles Jr. / Crédito: Getty Images

Porém, essa não foi a única base para a construção de sua narrativa, havendo várias outras histórias de náufragos que sobreviveram longos períodos sozinhos vivos pelo mundo, inclusive ficcionais. Uma delas é a de Robinson Crusoe, personagem criado por Daniel Defoe (1.660 - 1.731), protagonista de um romance que recebe seu próprio nome, um jovem inglês que sobreviveu por muitos anos isolado em uma ilha deserta, depois de um naufrágio.

Outras histórias 

O próprio Defoe se inspirou em histórias reais mais antigas para escrever Robinson Crusoe. Acredita-se que a maior inspiração tenha sido Alexander Selkirk, um náufrago escocês que passou quatro anos isolado em uma ilha do Pacífico no início do século 18. Sua verdadeira história foi narrada no livro 'Uma viagem ao Mar do Sul e ao redor do mundo' (em tradução livre), escrito por Edward Cooke, que fazia parte da equipe que o resgatou em 1709.

Além dele, outros naufrágios reais inspiraram continuamente histórias famosas de sobrevivências e de náufragos da literatura. Entre eles está a do marinheiro espanhol Pedro Serrano, que teria naufragado em uma ilha na costa da Nicarágua no século 16; ou então Ada Blackjack (também conhecida como "Crusoe feminina"), uma costureira Iñupiat (nascida no Alasca) que ficou presa em uma ilha perto da Sibéria em 1921, por dois anos.

+ Ada Blackjack, a mulher que, sozinha, sobreviveu por dois anos em uma ilha na Sibéria

Outras histórias mais recentes inspiraram diretamente a criação de 'Náufrago'. Por exemplo, quando um grupo de adolescentes fugiu de um internato em 1965, roubou um barco e acabou isolado na ilha desabitada de Ata, no arquipélago de Tonga (na Oceania), após uma tempestade, onde ficariam presos por 15 meses, conforme noticiado pela People.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também