Home
Entretenimento
John Nettleship: o professor de química que teria inspirado Severo Snape, de Harry Potter
Entretenimento

John Nettleship: o professor de química que teria inspirado Severo Snape, de Harry Potter

publisherLogo
Aventuras Na História
12/03/2023 20h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15460769/original/open-uri20230312-18-1tr094z?1678651624
©Arquivo Pessoa e Warnes Bros.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Mestiço, filho de uma bruxa com um trouxa, Severo Snape é uma das figuras importantes da saga Harry Potter. Mestre de Poções, professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e, posteriormente, diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Snape também foi membro da Ordem da Fênix e teve papel importante nas Guerras Bruxas contra Lord Voldemort. 

Descrito, em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', como um professor taciturno e temível que se delicia em menosprezar o jovem bruxo Harry Potter, Severo Snape foi interpretado por Alan Rickman na versão cinematográfica da obra de J.K. Rowling.

Alan Rickman como o personagem Severo Snape/ Crédito: Divulgação / Warner Bros Pictures

 

E foi justamente a partir do filme de 2001 que a inspiração de Rowling em seu antigo professor de química, John Nettleship, se tornou assunto na mídia. 

Personagem da vida real?

Nascido na cidade inglesa de Nottingham, em 1º de agosto de 1939, John Lawrence Nettleshipestudou Química na Universidade de Leeds no final dos anos 1950. Naquela mesma época, se filiou ao Partido Trabalhista, do qual fez parte até sua morte — em 12 de março de 2011, aos 71 anos, vítima de um câncer. 

Após sua formação acadêmica, Nettleship lecionou em Birmingham, onde se casou e teve três filhos. A união durou até meados da década de 1980, quando ele se divorciou e casou novamente anos depois. 

John Nettleship/ Crédito: Reprodução

 

John também deu aulas de Química na Wyedean School, em Chepstow (País de Gales), onde foi professor da romancista em ascensão Joanne Rowling. Se descrevendo como "um professor de química mal-humorado com cabelo comprido... [e um] laboratório sombrio e malcheiroso", segundo seu próprio livro 'Harry Potter's Chepstow', Nettleship serviu de inspiração para a construção do personagem Severo Snape. 

+ Como Dobby, de 'Harry Potter', tem causado dor de cabeça em cidade galesa?

John Nettleship, porém, só descobriu sua suposta ligação com o Professor Snape quando ele foi interpretado por Alan Rickman na franquia de filmes que quebrou recordes. “A primeira vez que soube foi quando alguém bateu na porta e disse: 'Você é o Professor Snape, não é'”, recordou ao WalesOnline. 

Foi então que John Nettleship descobriu que, em silêncio, seus amigos e familiares já haviam feito a conexão entre sua personalidade e o terrível Mestre de Poções bem antes da adaptação cinematográfica. 

Sua esposa, Shirley, aliás, concordou plenamente com J.K. Rowling em relação a 'homenagem', aponta a BBC Wales. “Fiquei bastante angustiado com isso, mas Shirley disse: 'Receio que sim: percebi isso há muito tempo, mas não ousei contar a você'.”

Fiquei horrorizado quando descobri. Eu sabia que era um professor rigoroso, mas não achava que era tão ruim”, declarou ao portal This Is Gloucestershire.

Num passe de mágica

Embora tenha ficado insatisfeito com a comparação, em um primeiro momento, como num passe de mágica, Nettleship entendeu que a obra literária de sua ex-aluna gentil, mas um tanto quanto astuta, era uma forma de retribuir todas às vezes que ele garantiu que as pessoas prestassem atenção durante suas aulas. 

“Muitos dos meus ex-alunos reconhecem o personagem original quando veem o filme. Eles vêm até mim e dizem: 'Nós vimos você no filme, senhor'. Mas eu apenas rio disso. A grande coisa, porém, é que Alan Rickman foi escolhido para interpretar o personagem e as mulheres acham que ele é bom. Isso melhorou as coisas”, brincou ao WalesOnline. 

John Nettleship/ Crédito: Reprodução

 

John Nettleship, porém, ainda nutria um vislumbre de que os aspectos mais mesquinhos do personagem não fossem totalmente baseados nele, visto que J.K. Rowling explicou que Snape foi moldado a partir de mais duas pessoas, disse à BBC em 2001.

Eu só espero que as piores partes de Snape sejam baseadas em duas pessoas diferentes, não é?", disse o professor em tom descontraído. "Existem maneiras de os alunos se vingarem, mas esta é uma retaliação muito mais sofisticada."

Nettleship se aposentou em 1997. Além de ser um membro ativo do Partido Trabalhista, John foi membro do conselho comunitário da vila galesa de Caerwent, servindo como seu presidente em 1991. Ele foi fundamental na criação do Caerwent Historic Trust, tornando-se seu secretário e pesquisando a história da região.

John Lawrence Nettleshipmorreu de câncer em 2011, cinco anos após receber o diagnóstico da doença. Na ocasião, um porta-voz de J.K. Rowling disse que autora lamentou ao saber da perda.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também