Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Aventuras Na História
No último domingo, 10, a plataforma de streaming Disney+ anunciou a série 'Maria e o Cangaço', que revisita a história do lendário casal de cangaceiros, Lampião e Maria Bonita.
Dirigida por Sérgio Machado, a produção se destaca ao trazer uma nova perspectiva sobre figuras históricas já amplamente exploradas na literatura biográfica da América Latina.
Protagonizada por Isis Valverde e Julio Andrade, a narrativa se concentra em Maria Bonita, lançando luz sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no cangaço, especialmente no que tange à maternidade.
Em uma prática comum entre as cangaceiras, os filhos eram entregues para adoção logo após o nascimento, uma vez que a presença de crianças poderia revelar a localização dos bandos.
"Ter uma criança no cangaço denunciaria onde o bando está", disse o diretor ao F5, da Folha de S. Paulo. "Então a série traz o ponto de vista feminino. Claro que tem aventura e tiroteio, mas tudo do ponto de vista das mulheres".
Temperamento forte
Com previsão de estreia para 2025, a produção promete explorar o impacto social, político e cultural do cangaço no Brasil entre o final do século XIX e início do século XX.
“Maria tinha um temperamento forte, é importante mostrar esse lado dela. Ela era uma mulher de muita opinião. Por mais que não pudesse expor o que ela pensava na época, por mais que na época era preciso aceitar um marido do qual você não queria casar, por mais que você tivesse que entregar o seu filho a outras pessoas, ela tinha muita opinião. Quis mostrar que um coração bate ali dentro, um pensamento bate ali dentro, um sonho bate ali dentro [no corpo de Maria Bonita]. Eu quis mostrar essa parte tão rica da personagem, tem várias camadas na personagem”, explicou a atriz Isis Valverde durante o evento D23 Brasil, da Disney, no último domingo, 10, segundo a Isto É!
Além dos protagonistas, o elenco conta com talentos como Jorge Paz, Mohana Uchôa, Laila Garin, Pally Siqueira, Dan Ferreira, Clébia Souza e Geyson Luiz.