TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Entretenimento
Mariah Carey vence caso de plágio sobre famoso hit de Natal
Entretenimento

Mariah Carey vence caso de plágio sobre famoso hit de Natal

publisherLogo
Aventuras Na História
25/03/2025 12h41
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16490718/original/open-uri20250325-55-iq4qi7?1742906851
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Mesmo que não lance nenhum novo sucesso, a cantora americana Mariah Carey com certeza volta aos holofotes todos os anos, especificamente no fim do ano, graças à sua extremamente conhecida canção de Natal, 'All I Want for Christmas Is You'. E recentemente um processo judicial em torno da faixa finalmente foi concluído.

Isso porque, em 2022, o compositor Andy Stone (também conhecido artisticamente como Vince Vance) e Troy Powers acusaram Carey de ter plagiado aquela que é uma de suas canções mais famosas. Porém, a determinação de uma juíza federal de Los Angeles, nos Estados Unidos, inocentou Mariah.

Conforme repercute o portal Splash, do UOL, o processo de Andy Stone e Troy Powers pedia uma indenização de US$ 20 milhões à Carey, baseando-se em análises de especialistas que apontavam "semelhanças isoladas" entre a faixa de Mariah Carey e uma composição alguns anos anterior da dupla.

Agora, a juíza Mónica Ramírez Almadani não só rejeitou o processo, como ainda ordenou que a dupla que moveu a ação pagasse parte dos honorários advocatícios de Carey e de seu coautor na faixa, Walter Afanasieff, que é co-réu no caso.

Plágio?

Originalmente, Andy Stone e Troy Powers escreveram uma música chamada 'All I Want for Christmas is You' em 1988. A faixa foi lançada oficialmente em 1989, gravada por Vince Vance and the Valiants, e em 1994 ela já era um grande sucesso, aparecendo na Hot Country da Billboard, que mostra as músicas mais escutadas nos EUA no ano.

A canção de mesmo nome de Mariah, porém, foi lançada só no final de 1994, como parte do álbum 'Merry Christmas'. Porém, apesar do nome igual, a juíza responsável pelo caso atestou que especialistas não conseguiram contextualizar as semelhanças alegadas pelos acusadores. Assim, os autores da ação não puderam exibir semelhanças substanciais entre as duas músicas, e Mariah Carey venceu o caso.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também