Home
Entretenimento
Mariah Carey vence caso de plágio sobre famoso hit de Natal
Entretenimento

Mariah Carey vence caso de plágio sobre famoso hit de Natal

publisherLogo
Aventuras Na História
25/03/2025 12h41
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16490718/original/open-uri20250325-55-iq4qi7?1742906851
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Mesmo que não lance nenhum novo sucesso, a cantora americana Mariah Carey com certeza volta aos holofotes todos os anos, especificamente no fim do ano, graças à sua extremamente conhecida canção de Natal, 'All I Want for Christmas Is You'. E recentemente um processo judicial em torno da faixa finalmente foi concluído.

Isso porque, em 2022, o compositor Andy Stone (também conhecido artisticamente como Vince Vance) e Troy Powers acusaram Carey de ter plagiado aquela que é uma de suas canções mais famosas. Porém, a determinação de uma juíza federal de Los Angeles, nos Estados Unidos, inocentou Mariah.

Conforme repercute o portal Splash, do UOL, o processo de Andy Stone e Troy Powers pedia uma indenização de US$ 20 milhões à Carey, baseando-se em análises de especialistas que apontavam "semelhanças isoladas" entre a faixa de Mariah Carey e uma composição alguns anos anterior da dupla.

Agora, a juíza Mónica Ramírez Almadani não só rejeitou o processo, como ainda ordenou que a dupla que moveu a ação pagasse parte dos honorários advocatícios de Carey e de seu coautor na faixa, Walter Afanasieff, que é co-réu no caso.

Plágio?

Originalmente, Andy Stone e Troy Powers escreveram uma música chamada 'All I Want for Christmas is You' em 1988. A faixa foi lançada oficialmente em 1989, gravada por Vince Vance and the Valiants, e em 1994 ela já era um grande sucesso, aparecendo na Hot Country da Billboard, que mostra as músicas mais escutadas nos EUA no ano.

A canção de mesmo nome de Mariah, porém, foi lançada só no final de 1994, como parte do álbum 'Merry Christmas'. Porém, apesar do nome igual, a juíza responsável pelo caso atestou que especialistas não conseguiram contextualizar as semelhanças alegadas pelos acusadores. Assim, os autores da ação não puderam exibir semelhanças substanciais entre as duas músicas, e Mariah Carey venceu o caso.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também