Home
Entretenimento
'O Mundo Depois de Nós': 5 referências que você provavelmente perdeu
Entretenimento

'O Mundo Depois de Nós': 5 referências que você provavelmente perdeu

publisherLogo
Aventuras Na História
10/12/2023 16h48
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15927775/original/open-uri20231210-18-1vfp8ir?1702227403
©Divulgação/Netflix
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma família em férias numa casa luxuosa encara um cenário intrigante: os sinais dos telefones param de funcionar, a internet se torna inútil, um apagão toma parte da cidade e animais começam a agir estranhamente. Ao investigarem a situação, percebem que o mundo como conheciam mudou drasticamente. 

Essa é a sinopse do filme 'O Mundo Depois de Nós', exclusivo da plataforma de streaming Netflix. Se baseando no livro de mesmo nome de Rumaan Alam, o longa fora escrito e dirigido por Sam Esmail. Já o elenco conta com Julia Roberts ("Uma Linda Mulher"), Mahershala Ali ("Moonlight: Sob a Luz do Luar"), Ethan Hawke ("Antes do Amanhecer"), Myha'la Herrold ("Industry"), Farrah Mackenzie ("Utopia"), Charlie Evans ("Everything's Gonna Be Okay") e Kevin Bacon ("Cavaleiro da Lua").

Com uma trama apocalítica curiosa, o filme apresentou referências que você pode ter perdido ao assistir. Pensando nisso, reunimos os temas em tópicos abaixo. Atenção: os parágrafos abaixo podem apresentar spoilers do filme!

1. O vírus ILOVEYOU

Ao teorizarem quem estaria por trás do ciberataque que afetou o acesso à informação diária, os personagens citam um vírus conhecido como ILOVEYOU. Bom, o episódio é real e aconteceu em 2000.

Inventado por um jovem que nasceu nas Filipinas, o usuário recebia um e-mail que apresentava o título 'Eu te amo', sempre enviado por algum contato da lista. Já o corpo da mensagem era bem convincente: "Faça o favor de checar o anexo CARTA DE AMOR enviada por mim".

Veja no Twitter
twitter

Remember the #iloveyou virus or #lovebug created by Filipino teenager back in the year 2000 got mentioned in the @netflix film #LeaveTheWorldBehind pic.twitter.com/xk31vwj71M

December 9, 2023

Quem clicava caia numa grande cilada. O vírus era capaz de se replicar nos e-mails enviados para os contatos, além de sobrescrever os arquivos de mídia de disco. Nem mesmo o Pentágono se livrou do vírus. O TecMundo repercute que 45 milhões de máquinas teriam sido afetadas, resultando num dando de US$ 10 bilhões ao mirar companhias e servidores de agências governamentais.


2. Barreira do som

Outra referência histórica mencionada no longa é o que conhecemos como 'barreira do som'. Ou seja, quando corpos que estão em alta velocidade são capazes de ultrapassar a velocidade do som presente no ar, assim quebrando a barreira do som.

Cena do filme 'O Mundo Depois de Nós' /Crédito: Divulgação/Netflix

O piloto Charles Yeager, a bordo do avião experimental X-1, foi reconhecido como o primeiro a quebrar a barreira em 14 de outubro de 1947. Ele se tornou o primeiro a realizar um voo supersônico em linha.


3. Three Mile Island

Ocorrido em 1979, o acidente na usina de Three Mile Island, nos Estados Unidos, é outro episódio histórico mencionado brevemente no filme. Ocorrido antes da tragédia nos reatores de Fukushima, em 2011, e da catástrofe de Chernobyl, em 1986, o episódio ficou conhecido como o pior do tipo nos Estados Unidos. 

Na ocasião, ocorreu uma falha no sistema de refrigeração da usina localizada na ilha de Three Mile, no rio Susquehanna. As bombas de água de Three Mile falharam. Medidas de segurança faziam com que muitas funções da usina fossem automáticas e a turbina parou de pronto. O acúmulo de vapor elevou a pressão, uma válvula automática se abriu e o liberou a cerca 100 kg por cm2.


4. Tesla Model 3

Outra referência também apontada no filme é o carro Tesla Model 3. Da companhia de Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, os automóveis contam com sistemas autônomos, que sempre acabam por viralizar nas redes sociais.

Os automóveis de Elon Musk em 'O Mundo Depois de Nós' /Crédito: Divulgação/Netflix

É justamente essa 'inovação' que chama atenção no filme, quando a personagem de Julia Roberts encontra um 'mar' de veículos descontrolados que, após o ciberataque, acabaram por se chocar um com o outro, muito semelhante a um apocalipse zumbi.


5. Bunkers do juízo final

Uma referência que não passa despercebida, mas merece menção, é o bunker do juízo final. Em mundo que presencia diariamente ameaças como guerra nuclear e drásticas mudanças climáticos, os bilionários passaram a buscar bunkers. 

Um desses locais existe na antiga base do exército americano, anteriormente conhecida como Black Hills Ordinance Depot, em Dakota do Sul. Com 18 quilômetros quadrados, conta com 575 bunkers subterrâneos elaborados em concreto e ferro, e originalmente construído como uma fortaleza militar.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também