O Mundo Depois de Nós: Entenda a influência de Obama no filme da Netflix
Aventuras Na História
Lançado pela Netflix na última sexta-feira, 7, 'O Mundo Depois de Nós' é uma grande aposta para os mais fascinados por filmes tramas apocalípticas. O filme mais assistido entre os brasileiros na plataforma de streaming, mostra a saga de uma família que se depara com um ataque cibernético e precisa entender como sobreviver.
O longa é baseado no livro de Rumaan Alam de mesmo nome. Já a direção é de Sam Esmail, conhecido pela série "Mr. Robot: Sociedade Hacker" (2015-2019). O elenco conta com nomes ilustres, como Julia Roberts ("Uma Linda Mulher"), Mahershala Ali ("Moonlight: Sob a Luz do Luar") e Ethan Hawke ("Antes do Amanhecer").
No entanto, o que chama atenção de quem assistiu ao filme é o fato dos créditos mencionarem Barack e Michele Obama como produtores-executivos. Conforme o portal Rolling Stone Brasil, "O Mundo Depois de Nós" consiste no primeiro filme de ficção com produção da Higher Ground Productions.
A companhia foi fundada pelo ex-presidente dos EUA e sua esposa. Embora tenha surgido com programas infantis, produções documentais e dramas históricos, a companhia agora expande o escopo para projetos de ficção.
A influência
Conforme repercutido pelo Screen Rant, o ex-presidente e a ex-primeira-dama são cruciais para o filme. Segundo o Hollywood Reporter, Barack contribuiu com notas importantes e detalhadas no roteiro. Sam Esmail disse que até mesmo pediu conselhos para Obama ao elaborar os rascunhos do projeto de ficção, o que o auxiliou a levar a história para a realidade.
Além de chamar atenção para detalhes dos personagens e a maneira como o filme deveria retratá-los, Obama também deixou notas sobre trechos da trama, descritos como 'simples' ou 'improváveis'.
"Estou escrevendo o que considero ficção, na maior parte, tento mantê-lo o mais fiel possível à vida, mas estou exagerando e dramatizando", disse Esmail. "E ouvir um ex-presidente dizer que você errou em alguns detalhes... Achei que estava errado muito! O fato de ele ter dito isso me assustou pra caralh*".
O USA Today repercute que a experiência de Obama na Casa Branca foi crucial ao detalhar as cenas do filme que abordam o 'desastre tecnológico'. Para o ex-presidente, alguns momentos mais 'distópicos' que seriam exibidos no filme não eram tão realistas.
No X, antigo Twitter, a informação de que Obama está por trás do filme virou meme entre internautas. Eles brincam que o ex-presidente teria tentando 'enviar uma mensagem' para a humanidade com a trama do filme, que aborda o poder de destruição da tecnologia nos dias atuais.