O Problema dos 3 Corpos: Veja diferenças entre o livro e a série da Netflix
Aventuras Na História
'O Problema dos 3 Corpos' estreou no catálogo da Netflix no último dia 21 de março. Desde então, segue figurando entre as mais vistas na plataforma de streaming. A narrativa é uma adaptação do livro homônimo escrito por Cixin Liu em 2008 — publicado no Brasil em 2016 pela Editora Suma.
+ O Problema dos 3 Corpos: Série da Netflix vai ter segunda temporada?
"China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena a beira do colapso planeja uma invasão. O problema dos três corpos é uma crônica da marcha humana em direção aos confins do universo", explica a sinopse do livro.
Como acontece geralmente, a adaptação de uma obra literária para outro tipo de narrativa é sempre um desafio enorme — ainda mais se tratando de uma história tão densa quanto 'O Problema dos Três Corpos'.
O que torna o livro e a série diferente é justamente a complexidade em que cada um aborda esse tema tão presente na ficção científica. Embora filmes já tenham popularizado o assunto, representando diversas formas alienígenas surgindo do espaço sem muito alarde ou até mesmo vivendo em um mundo secreto se passando por humanos.
Entretanto, diferente de tudo, 'O Problema dos 3 Corpos' não se baseia nisso. São apresentadas questões científicas, políticas e sociais que, de forma realista, surgiriam diante de uma iminente invasão.
+ O Problema dos 3 Corpos: O crime real por trás da série sucesso na Netflix
Vale ressaltar que, se em algum momento você já se perdeu nas questões científicas mostradas na série, o livro de Cixin Liu leva o assunto de forma muito mais detalhada.
Assim, a série se torna uma experiência mais 'fácil' de se engolir, mas tudo isso porque algumas pequenas mudanças foram feitas em relação ao livro. Confira as principais delas!
Os personagens
Na obra de Cixin, o protagonista da história é um nanocientista chamado Wang Miao, que descobre a chegada dos trissolarianos à Terra pelo jogo on-line conhecido como 'Três Corpos'.
Enquanto enfrenta o drama por ter uma contagem regressiva diante de seus olhos, Miao ainda descobre a conspiração política em torno da existência dos Trissolaris e toda batalha nos bastidores sobre sua chegada iminente — cruzando o caminho do detetive Da Shi, após entrar em suas reuniões da ETO (Organização Terra-Trissolaris).
Já em 'O Problema dos 3 Corpos' da Netflix, Wang Miao é dividido em cinco personagens diferentes: Auggie Salazar, Jin Cheng, Jack Rooney, Will Downing e Saul Durand; que compartilham, cada um, um pouco de suas características.
O videogame
A experiência do jogo-online 'Três Corpos' descrito no livro possui basicamente as mesmas questões mostradas na série, conforme aponta reportagem do Mens Health. Mas, ainda assim, existe um detalhe que difere.
No livro, o protagonista acessa o game por meio de um traje de realidade virtual tecnologicamente avançado. Apesar disso, a roupa é bastante comum e conhecida na sociedade da narrativa.
Já na série, o jogo é iniciado por um capacete cromado de realidade virtual. O objeto é descrito como uma tecnologia muito avançada em relação ao que existe de mais moderno na Terra. Mais tarde, é revelado o motivo: o capacete vem diretamente da avançada sociedade Trissolariana.
A adaptação
'O Problema dos 3 Corpos' é apenas o primeiro livro da trilogia de Cixin Liu. Embora a série tenha seu mesmo nome, a produção da Netflix também usou elementos dos outros dois livros para a adaptação de sua primeira temporada.
Somente em 'A Floresta Sombria', segundo livro da saga, por exemplo, é que é introduzida a ideia do Programa Barreira — mostrado no final da primeira temporada.
Já de 'O Fim da Morte', a adaptação tira alguns elementos a partir do momento em que começa a preparar suas temporadas futuras para a invasão dos trissolianos.