O que são os indecifráveis códigos verdes na abertura de Matrix?
Aventuras Na História
Lançado em 1999, 'Matrix' fascina diferentes gerações até os dias atuais. Com cenas e personagens icônicos, o longa entrou para a história do cinema como um dos maiores do gênero ficção científica. Apresentando Keanu Reeves no papel de protagonista, o filme marcou a carreira do artista nas telonas.
"Quando uma bela estranha (Carrie Ann Moss) leva o hacker Neo (Keanu Reeves) para um submundo proibido, ele descobre a verdade chocante - a vida que ele conhece é um truque elaborado por uma inteligência cibernética do mal. Neo se junta ao lendário e perigoso guerreiro rebelde Morpheus (Lawrence Fishburne) para destruir a ilusão que escraviza a humanidade. Agora, cada movimento, cada segundo, cada pensamento se torna uma luta para permanecer vivo - para escapar de Matrix", destaca a sinopse do filme no HBO Max.
Na abertura do icônico filme, chamam atenção os indecifráveis códigos verdes passando pela tela. 24 anos depois, muitos podem questionar o que seriam os curiosos códigos, no entanto, esse 'mistério' já foi esclarecido por Simon Whiteley, designer de produção, em antiga entrevista.
Pode surpreender os fãs do filme o fato que os códigos sejam, na realidade, receitas de sushi. Ao CNet, Whiteley explicou a inspiração para os códigos surgiu do livro de receitas de sua esposa.
Whiteley revelou os códigos foram originados quando ele escaneou os caracteres presentes em livros de culinária japonesa da companheira.
"Gosto de dizer a todos que o código de 'Matrix' é feito de receitas de sushi japonês", explicou Simon Whiteley. "Sem esse código, não haveria Matrix". Enquanto muitos já podem ter tentado decifrar os códigos verdes, não passam de caracteres japoneses. E tudo, claro, longe de ser uma equação complexa.