O Recruta: existe uma história real por trás da série da Netflix?
Aventuras Na História
Prepare-se para mais uma dose de suspense e reviravoltas. Noah Centineo está de volta como o advogado da CIA Owen Hendricks na segunda temporada de "O Recruta", da Netflix.
A primeira temporada nos apresentou a Owen, um novato da CIA que se vê envolvido em um caso de 'graymail' com a ex-agente russa Max Meladze. Agora, a segunda temporada promete ainda mais emoção, com Owen viajando para a Coreia do Sul em uma nova missão.
"Ele acha que está trabalhando como advogado — a verdade é que você nunca é apenas um advogado na CIA. Há muito mais coisas acontecendo, e esse é o mundo que exploramos", comentou o Noah ao Tudum em 2022.
Mas, muitos podem não saber que a produção é vagamente baseada na história real do ex-advogado da CIA, Adam Ciralsky. Ele tinha apenas 24 anos quando foi recrutado pela agência. Conheça a sua história abaixo!
Fatos reais
A série da Netflix se inspira na experiência de Ciralsky na CIA, mostrando os aspectos cotidianos e burocráticos da agência, bem como os desafios e dilemas enfrentados pelos agentes.
Adam é bacharel em relações internacionais pela George Washington University e possui um diploma em direito pela University of Illinois. Em 1996, ele se juntou à CIA logo após se formar na faculdade de direito, começando sua carreira aos 25 anos, explica a People.
O advogado que se tornou escritor revelou que as pessoas geralmente se surpreendem ao saber que a CIA tem advogados, admitindo que é "uma posição incomum".
"Como advogado, seu trabalho é obviamente garantir que as pessoas estejam em conformidade com a lei. Na CIA, você trabalha para uma organização que, por seu próprio estatuto, está infringindo a lei em todos os países em que opera", disse ele ao Milwaukee Journal.
Ciralsky informou ao Tudum que os juristas da CIA viajam para outros países, em parte, para auxiliar seus agentes com conhecimentos legais e instruí-los sobre "os limites da lei". Ele adicionou que os advogados ajudam a organização a operar "em conformidade com a legislação americana".
Ele foi dispensado em 13 de dezembro de 1999, e moveu uma ação contra a CIA em julho de 2000, alegando que foi "interrogado, importunado, vigiado e demitido de seu emprego na CIA unicamente por ser judeu e praticar a religião judaica". Após uma série de reviravoltas, ele retirou a ação em 2012.
"Estou orgulhoso do meu serviço na CIA e tenho um profundo e permanente respeito pela organização e sua missão", disse o advogado em uma declaração.
Atualmente, David Ciralsky é um advogado que se tornou escritor, com mais de duas décadas de experiência como jornalista e produtor, incluindo a produção executiva da série de televisão 'O Recruta'. Ele também é um jornalista premiado com o Emmy e o Peabody Award, que codirigiu o documentário The Somali Project em 2013 e é colaborador da Vanity Fair.
De qualquer maneira, vale destacar que a produção do streaming apenas se inspira na história do advogado e não deve ser interpretada como um material documental.
A segunda temporada de 'O Recruta', que estreou na Netflix no último dia 30, promete levar os espectadores a uma jornada ainda mais emocionante, com novas intrigas e desafios para Owen Hendricks.