'O Último Samurai': Como o filme quase matou Tom Cruise
Aventuras Na História
Nos últimos tempos, os fãs de cinema vêm vibrando bastante, ou até mesmo criando expectativa, para uma série de épicos históricos. Exemplos são 'Napoleão', novo filme de Ridley Scott e protagonizado por Joaquin Phoenix, e o futuro 'Gladiador 2', do mesmo diretor, e que deve chegar aos cinemas em 2024.
Porém, antes de toda a popularidade que esses filmes possuem hoje em dia, há 20 anos foi lançado 'O Último Samurai', um trabalho de Edward Zwick e que brilhou com a presença de Tom Cruise como protagonista.
O que mais chama atenção no longa, no entanto, é sua ambientação até hoje relativamente incomum: o Japão durante a transição para a chamada Era Meiji, quando ocorria uma crescente modernização e os guerreiros samurais deixaram de existir.
+ Yasuke: O samurai negro que ganhou fama de guerreiro indestrutível;
"O soldado Nathan Algren deixa os Estados Unidos rumo ao Japão feudal. Na tentativa de derrotar um comandante, é capturado. Algren sabe o destino de prisioneiros inimigos, mas fica surpreso ao ser poupado e se sente atraído pelo estilo de vida dos Samurai, entre outras coisas", conta a sinopse do longa.
Nathan Algren
Em 'O Último Samurai', Tom Cruise dá vida ao soldado americano Nathan Algren, um membro do 7º Regimento de Cavalaria do Exército dos EUA que serviu durante as Guerras Indígenas nos Estados Unidos, além de lutar na Guerra Civil Americana, e foi levado ao Japão para treinar o Exército Imperial, que pretendia encerrar com o domínio dos samurais.
Na vida real, em paralelo, o personagem de Tom Cruise foi inspirado em Jules Brunet, um oficial do exército francês que contou uma trajetória relativamente parecida com a de Nathan Algren.
+ A história real por trás do filme 'O Último Samurai';
Último papel?
Uma curiosidade dos bastidores de 'O Último Samurai' é que todo o sucesso que Tom Cruise ainda faria após seu lançamento — como os outros seis 'Missão Impossível', franquia que segue ativa — quase foi cortado bem ali... Bem como sua cabeça.
Conforme revelado em 2004 pelo ator japonês Hiroyuki Sanada — que dá vida ao personagem Ujio no filme — enquanto promovia o filme em Taipei, Taiwan, ele próprio esteve a poucos centímetros de causar um ferimento letal em seu colega de elenco.
Isso porque, explicou Sanada, contava uma espada de verdade durante uma cena de Cruise, no exato momento em que o cavalo mecânico que o americano montava apresentou um defeito que o fez cair fora do planejado.
O pescoço de Tom estava bem na minha frente e tentei parar de mexer minha espada, mas era difícil controlar com uma mão," disse Hiroyuki Sanada, conforme repercute o The Guardian em 2004.
Felizmente, quando Sanada finalmente conseguiu parar o movimento com a espada, o item estava a apenas pouco centímetros do pescoço de Cruise. "Toda a equipe de filmagem que assistia de lado gritou porque pensaram que a cabeça de Tom iria voar," finalizou Sanada, brincando e fazendo um movimento de corte no pescoço.