Ocupação Machado de Assis resgata negritude do maior escritor da literatura brasileira
Aventuras Na História
Desde o dia 18 de novembro, o Itaú Cultural (da Avenida Paulista) recebe a mostra Ocupação Machado de Assis, que mostra as várias facetas daquele que foi enxadrista, funcionário público, marido apaixonado e, obviamente, maior escritor da literatura brasileira.
Com o acervo reunindo conteúdos da Academia Brasileira de Letras, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Fundação da Biblioteca Nacional e do Banco Itaú, a Ocupação Machado de Assis reúne centenas de fotos, manuscritos antigos e até as primeiras edições de livros de Machado.
Com uma imersão na vida e obra do escritor, a mostra ainda resgata como as temáticas sociais abordadas por Assis ainda são atuais — mesmo após mais de 115 anos de sua morte — e ainda resgata as raízes negras do autor; que durante anos foi retratado como branco.
+ Machado de Assis: o grave erro com a imagem do maior escritor da história do Brasil
A negritude de Machado
Conforme recorda a Veja, Machado de Assis é neto de ex-escravizados, além de filho de um afrodescendente com uma branca portuguesa. O maior autor da literatura brasileira teve sua imagem embranquecida ao longo da história.
A mostra Ocupação Machado de Assis, porém, faz questão de resgatar o passado de Machado apresentando retratos em preto-e-branco que foram especialmente colorizados por Marina Amaral. O Itaú Cultural também apresenta depoimentos, em vídeo, de especialistas e ativistas que endossam a discussão.
Serviço:
Local: Itaú Cultural — Piso Paulista (térreo), na Avenida Paulista, nº149
Data: Entre 18 de novembro até 4 de fevereiro de 2024
Horário: de terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.
Entrada gratuita
Mais informações clique aqui!