Oppenheimer: o erro histórico em filme do pai da bomba atômica gera teoria
Aventuras Na História
Oppenheimer estreou na semana passada sob elogios do público e da crítica. Mas os olhos mais atentos perceberam um erro histórico no novo filme dirigido por Christopher Nolan: a bandeira norte-americana.
Em uma cena, Cillian Murphy, que dá vida ao físico J. Robert Oppenheimer, discursa em meio a uma multidão. Ao fundo, bandeiras dos Estados Unidos tremulam. E o erro está justamente nesta cena.
Afinal, conforme aponta a CNN Brasil, a bandeira usada possui 50 estrelas, que representam os 50 estados norte-americanos. Entretanto, naquele ano, 1945, o país só tinha 48 estrelas — visto que as estrelas referentes ao Alasca e Havaí só foram incluídas em 4 de julho de 1960.
Foi bom e tudo, mas eu vou ser aquele cara e reclamar que eles usaram bandeiras de 50 estrelas em uma cena ambientada em 1945", escreveu Andy Craig em seu Twitter.
A teoria
O erro, porém, é corrigido em outra cena que se passa no mesmo ano, quando a bandeira atrás de Oppenheimer aparece com a quantidade correta de estrelas. O equívoco, porém, gerou uma teoria levantada por outro usuário:
"Posso argumentar que isso foi feito intencionalmente, já que as cenas coloridas eram da perspectiva de Oppenheimer, enquanto as cenas em preto e branco eram de objetivas. Esta seria uma lembrança de Oppenheimer de sua memória atual, que tem 50 estados na bandeira."