Oscar: 'Ainda Estou Aqui' é indicado em três categorias
Aventuras Na História
Nesta quinta-feira, 23, a Academia de Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou de forma oficial os indicados ao Oscar de 2025. Na edição deste ano, o filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' foi indicado em XX categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme.
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. A produção rendeu à atriz Fernanda Torres o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama. O Oscar 2025 acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O'Brien.
Ainda Estou Aqui
Aclamado internacionalmente, o novo filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, narra a história de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), que enfrentou a violência dos Anos de Chumbo durante a ditadura militar.
Com o desaparecimento do marido, Eunice se viu 'obrigada' a cuidar sozinha dos cinco filhos após a prisão e desaparecimento de seu marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no ano de 1971. O longa emocionante navega pela vida de Eunice, que ainda lutou contra o Alzheimer.
"Ainda Estou Aqui" é uma adaptação do livro de memórias homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal. Vale ressaltar que Rubens Paiva foi torturado e morto por agentes da ditadura.
Seu corpo jamais foi encontrado e sua família só obteve sua certidão de óbito duas décadas e meia depois, em 1996, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que havia sancionado a Lei dos Desaparecidos.
Sucesso de crítica
'Ainda Estou Aqui' foi lançado no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, aponta o GShow. Após ser exibido, o longa foi reverenciado pelo público, sendo aplaudido por cerca de 10 minutos.
Um retrato profundamente comovente da memória sensorial de Walter Salles de uma família — e uma nação — rompida", descreveu Jessica Kiang, crítica da revista Variety.
O longa também estreou e lotou salas de cinema em diversas partes do mundo, sendo sucesso entre público e crítica. Segundo repercutido pela Rolling Stone Brasil, a produção brasileira recebeu 95% de aprovação entre críticos no Rotten Tomatoes (entre 57 análises). Do público, a aprovação foi ainda maior, de 98%, com mais de mil avaliações.