Home
Entretenimento
Por que Kurt Cobain acreditava que artistas brancos não deveriam fazer rap?
Entretenimento

Por que Kurt Cobain acreditava que artistas brancos não deveriam fazer rap?

publisherLogo
Aventuras Na História
10/12/2024 23h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16416680/original/open-uri20241210-56-nfijdz?1733871794
©Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma entrevista com Kurt Cobain revela o vocalista do Nirvana expressando sua crença de que pessoas brancas não deveriam fazer rap.

A conversa aconteceu em 20 de setembro de 1991, na Opera House, em Toronto, Canadá, durante a turnê do álbum Nevermind. Conduzida por Roberto Lorusso, então estudante universitário e músico, a entrevista foi realizada para uma rádio estudantil e publicada online em 2018, conforme repercutido pelo The Independent.

Ao ser questionado sobre o grupo ativista Consolidated, formado por músicos brancos que incluíam rap em suas performances, Cobain foi direto: "Sou fã de rap, mas a maioria é tão misógina que nem consigo lidar com isso. Respeito e amo totalmente [o gênero], porque é uma das únicas formas originais de música que surgiu, mas o homem branco fazendo rap é como assistir a um homem branco dançando. Nós não podemos dançar, não podemos fazer rap".

Polêmica

Opiniões semelhantes foram compartilhadas por Cobain em uma entrevista à Billboard no mesmo ano: "Acho que o rap é a única forma vital de música introduzida em muito tempo, desde o punk rock. Eu nunca faria rap. Não faz sentido. As pessoas que fazem rap fazem muito bem. Geralmente me ofendo com pessoas como Vanilla Ice e coisas assim."

Kobain ainda afirmou que: "O homem branco roubou o homem negro por tempo suficiente. Deveríamos deixar o rap para os afro-americanos, porque eles o fazem muito bem e é essencial para eles."

Desde sua morte em 1994, Cobain e sua música permanecem influentes no universo do hip hop. Artistas como Jay-Z, Kanye West e Kendrick Lamar já utilizaram amostras ou referências de suas canções, incluindo Smells Like Teen Spirit e Burn the Rain. 

Ao The Independent, também em 2018, Roberto Lorusso confessou que a entrevista ficou aquém do esperado. Em um post intitulado "Minha entrevista embaraçosa com Kurt Cobain", ele refletiu: "Não estou sendo modestamente autodepreciativo quando digo que isso é objetivamente experimental para todos os padrões jornalísticos. Minhas perguntas foram mal elaboradas e minha pesquisa estava incompleta."

O estudante também comentou sua impressão final da conversa: "Tive uma sensação vaga de que Cobain não estava realmente curtindo o sucesso da banda. Anos depois, ficou claro o porquê. Sucesso não significa nada se seu mundo está desmoronando. A depressão é uma ladra cruel que esvazia sua vida, roubando momentos fugazes de alegria."

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também