Por que o filho de John Lennon tem relação de 'amor e ódio' com 'Hey Jude'?

Aventuras Na História






Até hoje os Beatles são uma das bandas mais famosas e influentes da história do rock. Indiscutivelmente, um dos maiores sucessos que eles criaram foi a emblemática 'Hey Jude'.
Escrita por Paul McCartney — baixista da banda e, posteriormente, líder —, a música é um single lançado em 1968, sendo originalmente chamada de 'Hey Jules'. Foi criada especialmente para o pequeno Julian Lennon, filho de John e Cynthia Lennon, na época da separação conturbada de seus pais — quando John engatou o relacionamento com Yoko Ono.

Porém, embora a triste e emblemática canção seja uma homenagem, hoje Julian Lennon — com 61 anos — tem uma relação de 'amor e ódio' com a canção famosa.
+ Veja as músicas dos Beatles que John Lennon odiava: 'Pedaço de lixo'
Relação controversa
Em 2023, Julian revelou sua opinião sobre 'Hey Jude' durante entrevista com Bill Maher, no podcast 'Club Random Podcast'. A opinião surgiu depois que o apresentador sugeriu que, uma adaptação cinematográfica do livro de memórias de Julian, que ele disse que pensava escrever, poderia começar com o gancho de Paul McCartney dirigindo para encontrar o pequeno Julian após o divórcio de seus pais, com 'Hey Jude' tocando ao fundo.
No entanto, a ideia não agradou Lennon: "Tenho uma [relação] de amor e ódio com isso, devo dizer", explicou. "Provavelmente já ouvi essa música e ouvi interpretações dela mais do que a maioria das pessoas vivas. E até meus queridos amigos me mandam vídeos de seus bebês de fraldas e cantando 'Hey Jude', o que eu realmente não preciso".
Porém, essa não é a única razão pela qual ele possui sentimentos mistos sobre a faixa. Isso porque, por mais que seja bem-intencionada, é "um lembrete nítido e sombrio do que realmente aconteceu".
"O fato de papai ter saído, ido embora — deixou mamãe e eu. Esse foi um ponto de mudança completa e ruptura completa e escuridão e tristeza completas. Quer dizer, eu tinha apenas 3 anos, mas reconheci que tinha alguma coisa acontecendo, sabe? Mas para mamãe, foi de partir o coração. Portanto, é um lembrete daquela época e daquele lugar", explica Julian Lennon.
Então eu entendo os dois lados, mas muitas pessoas não entendem necessariamente que há um yin e um yang sombrios nessa música", acrescentou, conforme repercutido pelo Los Angeles Times.

Ressignificando
Em setembro de 2022, Julian Lennon lançou seu sétimo álbum de estúdio, 'Jude', justamente em uma tentativa de se apropriar do nome do famoso single dos Beatles. À iHeart Radio, ele disse que a ideia era pegar aquela triste música e transformá-la em algo melhor, referenciando-a com seu álbum.
Ele também disse na época que sua mãe, que faleceu em 2015, foi "o princípio e o fim da vida" para ele. "Tudo que faço é para deixá-la orgulhosa no final do dia".


