Relembre todos os apresentadores do programa 'Linha Direta'
Aventuras Na História
No final da década de 1990, se popularizou grandemente no Brasil o programa de jornalismo investigativo 'Linha Direta', da Rede Globo. Agora, mais de 15 anos após a sua última transmissão, foi anunciado que retornaria à programação da emissora, no próximo dia 4 de maio, sob apresentação do famoso jornalista Pedro Bial.
De acordo com o Correio Braziliense, a nova atração promete seguir os mesmos modelos de quando foi ao ar no passado, quando obteve grande audiência, reunindo dois casos policiais por episódio, um já solucionado e outro ainda em aberto na Justiça. Sua transmissão ocorrerá todas as noites de quinta-feira, logo após a série Cine Holliúdy.
O 'Linha Direta', além disso, foi criado inspirado em programas sobre crimes de emissoras de televisão dos Estados Unidos, como o 'Yesterday', o 'Today and Tomorrow' e o 'The Unsolved Mysteries', com detalhes sobre a cobertura jornalística e desdobramentos dos dois casos policiais selecionados para o episódio.
Na nova versão, porém, Pedro Bial deve fazer entrevistas nos mais diversos locais, com pessoas envolvidas nas tramas de diferentes formas, como familiares das vítimas.
E como qualquer outro programa de longa duração, o 'Linha Direta' não só já contou com vários apresentadores ao longo de sua história — sendo Bial o quarto na linhagem —, como também ajudou-os a consolidar-se dentro da esfera jornalística. Confira a seguir quem foram os apresentadores anteriores do programa, e o que aconteceu com cada um deles.
Hélio Costa
Embora muitos considerem que o 'Linha Direta' tenha começado somente em 1999, que realmente é considerada sua estreia oficial na programação da Globo, ele teve sua primeira fase já em 1990. Neste momento, porém, teve uma exibição breve, que durou somente quatro meses, entre março e julho daquele ano, com exibição todas as quintas-feiras, das 22h50 às 23h50.
Seu primeiro apresentador foi o comunicador Hélio Costa, que hoje também é um político, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro. Antes disso, porém, foi Ministro das Comunicações durante o segundo mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2005 e 2010.
Marcelo Rezende
Foi só nove anos depois, no dia 27 de maio de 1999, que a Globo trouxe o 'Linha Direta' de volta ao ar. Neste período, no entanto, o apresentador foi o famoso jornalista Marcelo Rezende, que estampou o programa desde seu retorno até agosto de 2000, ocupando a função por mais de um ano.
No ano seguinte, porém, ele foi contratado pela RedeTV!, e posteriormente também passou pela Band e Record — onde apresentou o 'Cidade Alerta', e se popularizou grandemente na TV brasileira. No dia 16 de setembro de 2017, na cidade de São Paulo, faleceu aos 65 anos, vítima de um câncer no pâncreas e no fígado.
Domingos Meirelles
Depois da saída de Marcelo Rezende, quem estampou o 'Linha Direta', inclusive ocupando o cargo por mais tempo entre os apresentadores, e sendo o mais conhecido dos três, foi o jornalista e escritor brasileiro Domingos Meirelles, permanecendo na liderança até 2007, quando o programa deixou de compôr a programação da emissora.
Durante seu período como apresentador, o 'Linha Direta' se tornou um programa de grande influência na sociedade brasileira, tanto que representantes do Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos Humanos e parentes de vítimas de crimes impunes chegaram até mesmo a enviar para a Globo um abaixo-assinado para que ele compusesse permanentemente a grade horária da emissora.