TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Entretenimento
Sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki contam suas histórias em peça em SP
Entretenimento

Sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki contam suas histórias em peça em SP

publisherLogo
Aventuras Na História
31/03/2025 16h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16494931/original/open-uri20250331-56-a3d5jh?1743437054
©Bianca Brito / Divulgação
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nos dias 3 e 4 de maio, a cidade de São Paulo recebe apresentações da peça "Os três sobreviventes de Hiroshima", que contará com dois sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki. 

Entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas, num ataque na reta final da Segunda Guerra Mundial; que matou entre 130 mil e 240 mil pessoas.

Atualmente, restam apenas 57 sobreviventes, conhecidos como hibakusha, sendo que grande parte deles vive em São Paulo, conforme repercute matéria publicada pela Galileu. 

Os três sobreviventes de Hiroshima

A peça "Os três sobreviventes de Hiroshima" trará ao público a oportunidade de conhecer a história real de dois deles: Junko Watanabe (de 83 anos) e de Kunihiko Bonkohara (84). A apresentação ainda honra o legado de Takashi Morita, que morreu em agosto do ano passado. Ele é interpretado pelo ator Ricardo Oshiro

O espetáculo traz relatos reais do sobreviventes e ainda faz uma reflexão sobre paz e resiliência. "Eles [os hibakusha] narram o que aconteceu com eles e nós também compartilhamos vídeos e fotos deles, antes, durante e depois da guerra", explica o diretor, roteirista e ator da montagem, Rogério Nagai, à Galileu. 

Hiroshima e Nagasaki

Em 6 de agosto de 1945, pouco após as oito horas da manhã de um dia como esse, há 78 anos, ocorreu a primeira detonação de uma bomba atômica. A data ficará marcado para sempre na história da humanidade.

A Little Boy explodiu, ainda no ar, sobre a cidade de Hiroshima. Uma bola de fogo, com seu centro chegando a 1 milhão de graus Celsius, tomou conta do céu e varreu uma região de cerca de 13 quilômetros quadrados. Como consequência, 100 mil pessoas morreram naquele instante.

Três dias após, em 9 de agosto, foi a vez do ataque à cidade de Nagasaki. Como consequência, mais de 210 mil vítimas foram somadas com as duas datas. As mascas nas duas cidades jamais cicatrizarão por completo.

Os bombardeios só aconteceram graças ao sucesso do Projeto Manhattan, que no dia 16 de julho de 1945 detonou a primeira bomba atômica da história nos testes da Operação Trinity no deserto do Novo México.


Serviço:

"Os três sobreviventes de Hiroshima"
Dias: 03 e 04 de maio (sábado às 20h e domingo às 18h)
Local: Teatro da FECAP (campus liberdade)
Endereço: Av. da Liberdade, 532  — Liberdade, São Paulo/SP
Ingressos e mais informações: clique aqui!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também