Tempo de Guerra: Conheça a história real por trás do filme

Aventuras Na História






O novo filme da A24, “Tempo de Guerra” (“Warfare”, no título original), chega aos cinemas brasileiros no dia 17 de abril. Dirigido por Alex Garland (“Ex_Machina”, “Guerra Civil”), a produção é baseada nas vivências de Ray Mendoza (D’Pharaoh Woon-A-Tai), ex-fuzileiro naval dos EUA que atuou na Guerra do Iraque.
Além de Woon-A-Tai, o elenco conta com nomes como Cosmo Jarvis (“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”), Joseph Quinn (“Stranger Things”), Kit Connor (“Heartstopper”), Charles Melton (“Segredos de um Escândalo”) e Will Poulter (“O Urso”). Confira o trailer a seguir:
História real
Conforme conta a revista Time, a inspiração para o filme vem de um evento real ocorrido em novembro de 2006, na província de Ramadi, um dos territórios mais perigosos do Iraque sob controle da Al-Qaeda.
Um grupo de SEALs da Marinha dos EUA, unidade de elite especializada em missões de alto risco, foi designado para vigiar uma área residencial e garantir a passagem segura das tropas terrestres no dia seguinte. Contudo, os soldados acabaram se posicionando em um prédio vizinho ao de insurgentes e foram atacados.
O fuzileiro Elliott Miller (CosmoJarvis) foi gravemente ferido quando uma granada foi lançada por uma brecha de sniper. Durante a tentativa de evacuação, um dispositivo explosivo improvisado (IED) foi detonado, deixando Miller à beira da morte.
O soldado sobreviveu, mas perdeu completamente a memória do incidente. Anos depois, buscando reconstruir os acontecimentos, enviou e-mails aos antigos companheiros pedindo detalhes. Ray Mendoza, um dos veteranos envolvidos na missão, decidiu transformar essa história em um filme, oferecendo uma representação fiel dos horrores do combate.

Mendoza, que atuou como dublê em Hollywood após deixar a Marinha, compartilhou a história com Alex Garland durante a produção de “Guerra Civil”. Os dois decidiram trabalhar juntos para recriar a missão em Ramadi com o máximo de fidelidade possível.
Outros membros da equipe SEAL que participaram da operação também contribuíram com seus relatos, e o próprio Elliott Miller visitou o set para garantir a precisão da narrativa, informou a Time.
É um retrato muito honesto. Queria que as pessoas vissem que, por pior que parecesse, foi preciso muito esforço e treinamento para que conseguíssemos voltar para casa. Todos do nosso lado sobreviveram. Foi uma luta difícil, mas saímos juntos dela", afirmou Mendoza em entrevista ao USA Today.
As filmagens ocorreram em uma antiga base aérea da Segunda Guerra Mundial nos arredores de Londres. Para dar autenticidade às cenas, os atores passaram por um treinamento militar intenso, incluindo o transporte de equipamentos táticos de 22 kg, a evacuação de feridos e a adoção de protocolos de comunicação militar.
Em entrevista à revista Time, Mendoza enfatizou que o filme é uma "homenagem a ElliottMiller e a todos os militares que vivenciaram situações semelhantes". O longa busca abrir espaço para discussões sobre os traumas da guerra e o impacto que ela tem não apenas nos combatentes, mas também em suas famílias e na sociedade como um todo.
"Quis criar algo que os veteranos possam usar como ponto de partida para conversas que talvez nunca conseguiriam ter de outra forma", afirmou à Time. Para ele, a esperança é que "Tempo de Guerra" sirva como um meio para veteranos compartilharem suas histórias e ajudarem na compreensão da realidade dos conflitos armados.


