Home
Entretenimento
The Big Bang Theory: A inspiração real para o personagem Sheldon
Entretenimento

The Big Bang Theory: A inspiração real para o personagem Sheldon

publisherLogo
Aventuras Na História
03/09/2023 13h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15748770/original/open-uri20230903-18-k34yg6?1693746398
©Divulgação/CBS
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Ao longo de 12 temporada, e 279 episódios, o público se divertiu, se emocionou e se encantou com os personagens caricatos e carismáticos — embora nem todos — de The Big Bang Theory.

Entre setembro de 2007 e maio de 2019, a série criada por Chuck Lorre e Bill Prady contou a história de dois físicos brilhantes e colegas de apartamento que vem sua vida mudar quando uma jovem e bela aspirante a atriz passa a morar no apartamento da frente.

+ O detalhe que você pode ter perdido na pintura mostrada em The Big Bang Theory

As histórias de Sheldon Cooper (Jim Parsons), Leonard Hofstadter (Johnny Galecki) e Penny (Kaley Cuoco) ainda contam com a presença de grandes amigos e personagens adoráveis como Raj Koothrappali (Kunal Nayyar), Howard Wolowitz (Simon Helberg), Bernadette Rostenkowski (Melissa Rauch) e Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik).

Bernadette, Howard, Leonard, Penny, Sheldon, Amy e Raj em cena/Crédito: Divulgação/ Warner Bros.

 

Por conta das grandes atuações de Parsons, Sheldon se tornou a grande figura de toda a trama: sua genialidade no mundo acadêmico constata com sua falta de tato nas relações sociais e pessoais, garantindo grandes momentos ao longo de The Big Bang Theory.

Assim, Jim acabou vencendo quatro Emmy Awards como Melhor Ator em uma Série de Comédia e um Globo de Ouro por Melhor Ator em uma Série de Comédia ou Musical. Além de outros prêmios do People's Choice Awards e do TCA Awards.

Mas grande pergunta que fica é: afinal, de onde veio a inspiração para a criação de Sheldon Cooper? Conheça a história da "calculadora humana".

Sheldon da vida real

Peculiar e único, Sheldon Cooper parece mais um personagem criado exatamente para uma sitcom do que uma pessoa da vida real. Mas é aí que muitos se enganam! Em 2009, o roteirista e produtor Bill Prady explicou a origem do personagem em um painel do festival PaleyFest, que aconteceu em Los Angeles.

"Antes de virar roteirista, trabalhei como programador. E nessa época, eu trabalhava com caras realmente inteligentes, e por isso, tinha dificuldades para me encaixar naquele universo", relembra sobre sua experiência.

Lembro de contar ao Chuck [Lorre] sobre um colega que era uma verdadeira 'calculadora humana'", aponta.

+ A inspiração inesperada para o personagem Yoda, de Star Wars

Prady conta que naquela época era programador em Z80, portanto, vivia tendo que converter do sistema decimal para hexadecimal. "Aí, você poderia pegar a calculadora ou pedir a ajuda desse cara — e ele ainda seria mais rápido".

Sheldon Cooper (Jim Parsons) em The Big Bang Theory/ Crédito: Divulgação/CBS

 

O roteirista aponta que seu colega tinha um brilhantismo com cálculos, assim como Sheldon. Mas as semelhanças não paravam por nisso: a 'calculadora humana' também tinha problemas para lidar com as pessoas e conviver em sociedade.

Ele fazia as contas mais insanas possíveis, mas não conseguia calcular uma gorjeta em um restaurante, por exemplo. Afinal, a fórmula da gorjeta é de 15% a 20%, a depender da qualidade do serviço. E ele não conseguia colocar um valor numérico no serviço, já que este era trabalho humano", explicou.

A real identidade do colega de Prady jamais foi revelada, mas o produtor contou, anos depois, como chegou a versão mirim do personagem de Parsons. Young Sheldon, spin-off que conta as aventuras de Cooper em sua infância, estreou na televisão em 2017.

"Tudo começou com uma ligação do Jim Parsons, que me enviou um vídeo de seu sobrinho de 10 anos no Texas. O garoto é um prodígio — inteligente, extraordinário e fora de série. E aí, o Jim perguntou: 'Será que podemos fazer algo com isso?'. A partir daí, criamos a história de origem do Sheldon Cooper", explicou Bill.

"É o filho mais velho de minha irmã", corroborou Jim ao Entertainment Tonight. "Ele é muito inteligente. Não do jeito do Sheldon, mas muitos perguntam coisas do tipo: 'de onde esse menino saiu?'. Então, me pareceu uma boa ideia".

Por fim, o produtor e roteirista também revelou que ele e Chuck Lorre são grandes admiradores de clássicos do entretenimento, e fás do ator Sheldon Leonard — que, obviamente, serviu para batizar Sheldon Cooper e Leonard Hofstadter.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também