Tieta: O que existe dentro da caixa misteriosa de Perpétua?
Aventuras Na História
Exibida originalmente na TV Globo entre 1989 e 1990, "Tieta" está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.
A novela foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, e com direção-geral de Paulo Ubiratan.
Na história que fascina diferentes gerações, a personagem Perpétua (Joana Fomm) guarda um segredo intrigante. A vilã esconde algo numa caixa branca. O conteúdo, entretanto, só será "revelado" no último capítulo da novela.
No desfecho, Perpétua promete desmascarar Tieta (Betty Faria) mostrar um dossiê aos moradores de Santana do Agreste, provando que a irmã "é quenga e das mais rampeiras". A protagonista era dona de um bordel em São Paulo e, por isso, enriqueceu.
Perpétua será pega de surpresa ao ver que, de forma sobrenatural, o dossiê pegou fogo dentro da igreja. Enlouquecida, ela avança em Tieta, que lhe arranca a peruca, revelando que a inimiga é careca.
A vilã sai correndo para casa, onde tem uma visão do major, seu falecido marido, e some misteriosamente. Tieta vai aproveitar o desaparecimento da rival para revelar seu grande segredo.
O que tem na caixa?
Nos momentos finais da novela, Tieta abre a caixa branca de Perpétua. Vários personagens invadem o quarto da beata para saber o que tem dentro do misterioso pacote. A sequência indicará que ela escondia ali o órgão sexual do falecido marido.
A revelação, entretanto, não ficará explícita, será apenas uma insinuação. Como resultado, a caixa da personagem virou uma lenda urbana.
Diante do conteúdo da caixa branca, que não será mostrado ao público, os personagens ainda disseram frases aleatórias.
Dona Milu (Miriam Pires) sugere: "O melhor que tu faz é dar um sumiço nisso... nesse... Ah, nessa coisa aí!". Tieta afirma: "Vou dar um sumiço, sim. Vou enterrar! De preferência ao lado do major, que é pra ver se finalmente o coitado descansa em paz!".