Titanic: Afinal, Jack e Rose existiram na história real do naufrágio?
Aventuras Na História
Lançado em 1997, Titanic ainda é capaz de fascinar diferentes gerações. Lançado por James Cameron, o filme mistura fato e ficção ao se basear na história do Titanic, famoso navio que caiu em desgraça ao colidir com um iceberg nas águas geladas do Oceano Atlântico. Na época, o navio partiu de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, nos Estados Unidos.
No filme, que chama atenção de quem assiste, o público conhece a história de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose Bikater (Kate Winslet). De realidades diferentes, o rapaz é um artista pobre que embarca no famoso navio após ganhar um bilhete numa disputa de poker. Já Rose é uma jovem da alta sociedade da Pensilvânia. Com o óbito do pai, sua família encara dívidas e ela precisa encarar o casamento com Caledon Hockley (Billy Zane), um magnata.
No entanto, tudo muda quando Rose, da primeira classe do navio, se apaixona por Jack. Apaixonados, vivem um amor intenso e marcado por obstáculos. A relação se impossibilita quando o navio afunda. Embora tenham resistido ao impacto do iceberg, Jack acaba morrendo nas águas congelantes. Já Rose, uma das sobreviventes da tragédia, vive das memórias de uma aventura romântica.
Inspiração para Rose
Com a história fascinante, muitos podem se perguntar se o casal, de fato, esteve no naufrágio do Titanic. Para o longa, Cameron se baseou em muitos personagens reais que sobreviveram ou faleceram após a tragédia.
Para a frustração de muitos, entretanto, não é o caso do casal Jack e Rose. Eles são fictícios e não estiveram no navio da vida real em abril de 1912. No entanto, o cineasta se baseou em uma fascinante mulher real para dar vida a Rose.
Dawson foi inspirada em Beatrice Wood, uma ceramista norte-americana de sucesso. Ela se tornou inspiração para a personagem quando Cameron leu sua autobiografia. Entretanto, a artista não esteve no Titanic. Com isso, o amor impossível de Jack e Rose não passa de ficção.