Veja o episódio de The Crown que deixou a rainha Elizabeth II irritada
Aventuras Na História
Lançada ainda em 2016, há sete anos, "The Crown" é uma série da Netflix que reconta de maneira ficcionalizada a trajetória Família Real Britânica desde a ascensão de Elizabeth II ao trono.
A produção conquistou o público desde o princípio, e apenas vem subindo de popularidade desde então. Atualmente, ela já possui cinco temporadas, e a sua temporada final, que é a sexta, chegará à plataforma de streaming ainda este ano, estando prevista para ser dividida em duas partes. As datas de estreia serão 16 de novembro e 14 de dezembro, respectivamente.
No geral, embora a série seja um sucesso de audiência, vale apontar que a monarquia britânica em si se mantém reservada a respeito de suas opiniões sobre como são retratados
Um dos poucos comentários diretos foi feito pelo príncipe Harry em sua participação no programa norte-americano The Late Late Show:
A série é levemente baseada na realidade. Claro, ela não é extremamente precisa, mas mostra um pouco do estilo de vida da realeza, a pressão de sempre colocar o dever acima da família e quais as consequências disso", comentou ele na ocasião.
A opinião que os espectadores — e também os roteiristas — mais gostariam de saber, no entanto, evidentemente era a da rainha Elizabeth II, que faleceu em 2022 aos 96 anos de vida.
E, embora a monarca tenha se mantido em silêncio, um cortesão sênior próximo à realeza revelou em entrevista ao portal The Express que a matriarca supostamente expressou desagrado em relação a um episódio específico da terceira temporada de The Crown.
A criação de Charles
No episódio que perturbou a tranquilidade da rainha da Inglaterra, é mostrada a entrada do pequeno Charles, filho dela com o príncipe Philip, na sua nova escola. O então jovem herdeiro do trono foi o primeiro neste posto a frequentar um colégio. A instituição escolhida para a matrícula foi um internato frequentado por seu pai durante a infância.
Charles, no entanto, não se adaptou muito bem ao local, tendo sido vítima de bullying, o que foi relatado ao longo dos anos por diversas pessoas que estudaram com ele — e também acabou sendo mostrado na série da Netflix.
Em uma cena em particular do episódio, o herdeiro menino está chorando por conta das ações malvadas dos outros alunos, e seu pai lhe diz que ele é "muito fraco". O trecho teria incomodado Elizabeth II, segundo a fonte do The Express:
A rainha entende que muitos que assistem The Crown consideram isso um retrato preciso da família real e ela não pode mudar isso. Mas posso transmitir que ela ficou chateada com a forma como o príncipe Philip é retratado como um pai insensível ao bem-estar do filho", afirmou ele.
"Ela ficou particularmente irritada com uma cena em que Philip não tem simpatia por Charles claramente chateado enquanto ele o leva da Escócia para casa. Isso simplesmente não aconteceu", acrescentou o consultor sênior.