Home
Entretenimento
Vinagre da Maçã: conheça a história real por trás da série da Netflix
Entretenimento

Vinagre da Maçã: conheça a história real por trás da série da Netflix

publisherLogo
Aventuras Na História
06/02/2025 15h18
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16457074/original/open-uri20250206-18-1gvg6hl?1738855367
©Reprodução/Vídeo e Divulgação/Netflix
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Novo drama da plataforma de streaming Netflix, "Vinagre da Maçã", apresenta uma narrativa envolvente que explora os limites da enganação e suas consequências, centrada na personagem Belle Gibson, interpretada pela atriz indicada ao Emmy, Kaitlyn Dever.

No centro dessa história complexa está Belle Gibson, uma mulher cujas mentiras sobre sua saúde impactaram profundamente a vida de outros. 

"Fama e ficção se misturam quando duas mulheres da indústria do bem-estar alcançam o sucesso contando como sobreviveram ao câncer. Inspirada em uma história real", destaca a sinopse.

Belle Gibson
A verdadeira Belle Gibson - Arquivo pessoal

A história real

Como destacado na sinopse, a série se baseia na história de Belle Gibson, uma influenciadora australiana que alegou ter superado um câncer terminal através de terapias alternativas.

Em 2015, entretanto, jornalistas investigativos desmascararam suas reivindicações e revelaram que ela havia mentido sobre doações para instituições de caridade. Como resultado, Belle foi multada por práticas enganosas segundo as leis australianas.

Embora a verdadeira Belle Gibson não tenha participado da produção da série, "Vinagre da Maçã" se baseia no livro "The Woman Who Fooled the World", escrito pelos jornalistas Beau Donelly e Nick Toscano.

O escândalo

Em 2013, uma mulher chamada Kylie enfrentava um árduo tratamento de quimioterapia em decorrência de um linfoma recém-diagnosticado. Durante esse período desafiador, ela foi apresentada a Belle Gibson, uma blogueira australiana que promovia um estilo de vida saudável como solução para o câncer.

Com mais de 300 mil seguidores na época, Belle tinha um perfil cuidadosamente elaborado, onde relatava ter "curado" um câncer cerebral inoperável através da alimentação saudável após ter recebido apenas quatro meses de vida, repercutiu a BBC.

Para Kylie, que lidava com os efeitos debilitantes da quimioterapia, Belle se tornou uma referência inspiradora. Em seu livro, Belle afirmou ter se empoderado através da nutrição e determinação para salvar sua própria vida.

Movida pela esperança de melhorar sua saúde, Kylie adquiriu o livro de receitas e assinou o aplicativo de Belle, The Whole Pantry. Esperançosa, certa manhã, Kylie decidiu interromper sua quimioterapia.

No entanto, a realidade por trás das promessas de Belle começou a desmoronar. Em março de 2015, uma investigação expôs que a influenciadora havia mentido sobre doações feitas para instituições beneficentes. Isso levou à intensificação das perguntas sobre a veracidade do seu estado de saúde.

Kylie expressou seu desejo que investigações tivessem sido feitas antes que Belle ganhasse notoriedade. Com o tempo, foi descoberto que as afirmações sobre o câncer também eram falsas

Maxine, residente no Reino Unido e seguidora fervorosa de Belle durante seus anos universitários, também se deixou levar pela cultura do bem-estar promovida nas redes sociais. Sofrendo com colite ulcerosa desde os 11 anos, Maxine se sentiu atraída pelas histórias de superação e tratamentos naturais.

Porém, essa busca pelo controle sobre sua saúde a levou a adotar uma dieta extrema que resultou em sérios problemas de saúde. "Isso reforçou a crença errônea de que eu não precisava dos medicamentos", disse Maxine, refletindo sobre sua experiência negativa com o aplicativo de Belle.

Quando Belle anunciou ter sido diagnosticada com múltiplos tipos de câncer em 2014, muitos seguidores ficaram devastados. Porém, as dúvidas começaram a surgir e Maxine começou a questionar as alegações da influenciadora. Ambas as mulheres expressaram um sentimento profundo de traição ao descobrirem as mentiras sobre o câncer.

Após o escândalo envolvendo Belle Gibson, Kylie retomou sua quimioterapia e entrou em remissão do linfoma.

Em setembro de 2017, Belle foi condenada a pagar mais de US$ 300 mil em multas por enganar consumidores sobre doações e sua saúde. Já em 2021, as autoridades australianas decidiram confiscar os bens da influenciadora após ela falhar em pagar suas multas.

Inspiração

Samantha Strauss, criadora da produção, destacou que alguns personagens são inspirados em figuras reais, enquanto outros são combinações fictícias criadas pela equipe da série.

Além de Belle, o elenco inclui personagens que refletem diversos aspectos do universo das terapias alternativas e da medicina. Milla, por exemplo, é uma jovem que luta contra o câncer enquanto se dedica às práticas de bem-estar propostas por Belle. Lucy é outra mulher diagnosticada com câncer que inicialmente abraça as ideias de Belle em detrimento dos tratamentos convencionais.

Segundo ela: "Milla representa os influenciadores da época; ela busca desesperadamente salvar sua vida e acaba se tornando cega para a verdade devido à sua luta", repercute o Tudum, site oficial da Netflix.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também