Home
Entretenimento
Vinagre de Maçã: Belle Gibson participou da criação da série da Netflix?
Entretenimento

Vinagre de Maçã: Belle Gibson participou da criação da série da Netflix?

publisherLogo
Aventuras Na História
08/02/2025 21h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16458744/original/open-uri20250208-19-1si6xen?1739048939
©Divulgação/Netflix e Reprodução/Vídeo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A nova série "Vinagre de Maçã", uma das produções mais populares entre os espectadores brasileiros da plataforma Netflix, se inspira na chocante história real de Belle Gibson, uma influenciadora australiana que se destacou por suas alegações enganosas sobre saúde.

Durante a década de 2010, Gibson conquistou notoriedade ao afirmar ter superado um câncer cerebral terminal por meio de tratamentos naturais e uma dieta específica.

Suas declarações, que pareciam inspiradoras para muitos, culminaram em uma carreira próspera no setor de bem-estar, incluindo o lançamento de um livro de receitas e um aplicativo que prometiam orientar seguidores em busca de uma vida saudável.

Contudo, investigações subsequentes desmascararam as alegações da influenciadora. Verificou-se que Gibson nunca foi diagnosticada com câncer, e suas promessas de cura natural eram parte de uma farsa.

A série

As repercussões legais das ações de Gibson foram severas. Ela foi processada por violar leis de proteção ao consumidor e por fazer falsas declarações sobre a arrecadação de fundos para instituições de caridade, recursos que nunca chegaram a ser doados. Como resultado, a influenciadora enfrentou multas que ultrapassaram 400 mil dólares australianos.

Embora retrate a história da blogueira, "Vinagre de Maçã" não contou com a participação de Gibson no processo criativo. Em entrevista à Vulture, Samantha Strauss, criadora da produção, revelou que não conheceu Belle. 

"Eu nunca conheci a verdadeira Belle Gibson. Esta Belle é baseada em fatos, mas ela é nossa invenção e nossa criação. Eu sempre quis me impedir de perdoá-la pelo que ela fez", explicou Strauss.

Vinagre de Maçã
Kaitlyn Dever como Belle Gibson - Divulgação/Netflix

Adaptação

A série, na realidade, é uma adaptação do livro"The Woman Who Fooled the World: The True Story of Fake Wellness Guru Belle Gibson" (""A mulher que enganou o mundo: a verdadeira história da falsa guru do bem-estar Belle Gibson"), escrito pelos jornalistas Beau Donelly e Nick Toscano. 

Como resultado, a produção se afastou de pessoas que eram próximas de Gibson na vida real. 

"O livro é a grande liderança do material de origem. Os autores fizeram um trabalho realmente lindo falando com o máximo de pessoas que puderam. Nós ficamos longe de falar com qualquer pessoa muito próxima de Belle. Os jornalistas fizeram um trabalho tão bom, e há muita coisa que existe no registro público", disse ela.

Além disso, os episódios deixam claro que a golpista da vida real não recebeu dinheiro pela série da Netflix. 

"Eu realmente espero que isso não seja uma glorificação do comportamento de Belle. Eu acho que em seis episódios, é um comportamento bem monstruoso e imperdoável. Eu não acho que ela vá para um reality show. Certamente na Austrália, ela não pode lucrar com o que ela fez financeiramente. Parecia importante dizer isso", afirmou Samantha ao veículo.

A criadora da série também revelou que Belle Gibson não entrou em contato. "Ela não entrou em contato. Ela não nos ligou. Nós não ligamos para ela", enfatizou.

Os episódios de "Vinagre de Maçã" já estão disponíveis no catálogo da plataforma de streaming Netflix.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também