Home
Entretenimento
De Jimi Hendrix a Bob Marley: Os ícones que nunca ganharam um Grammy
Entretenimento

De Jimi Hendrix a Bob Marley: Os ícones que nunca ganharam um Grammy

publisherLogo
Aventuras Na História
05/02/2023 14h01
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15410664/original/open-uri20230205-17-f88muu?1675606288
©Reprodução/Vídeo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No Grammy 2023, que acontece neste domingo, 5, o nome brasileiro que se destaca é a carioca Anitta. Iniciando a carreira no funk e criando verdadeiros hits na música pop, a artista de tornou uma das brasileiras de maior projeção internacional. Na premiação, ela disputa na categoria 'Artista Revelação'. 

“(...) A cidade aqui gira em torno do Grammy. Vocês não têm noção. É bizarro. A minha categoria é uma das mais importantes. E é muito nervosismo. A gente está começando agora os primeiros eventos, as participações e eu tenho vários eventos pra ir essa semana. Antes do evento, eles fazem muitas festas, muitos eventos, muitas coisas e eu vou estar em grande parte deles. Então, a gente começa agora um pouco dos compromissos e agora, sim, está dando um superfrio na barriga”, disse Anitta através de um vídeo nas redes sociais.

Por mais que seja a maior e mais bem-conceituada premiação do mundo da música, alguns artistas que marcaram a História nunca nem sequer ganharam o prêmio— enfurecendo fãs, que questionam a validade do gramofone dourado. Abaixo, separamos grandes artistas que nunca ganharam o prêmio.

1. Janis Joplin

Janis Joplin / Crédito: Getty Images

 

Alcançando a fama primeiramente como vocalista da Big Brother and the Holding Company, Janis Joplin explodiu mesmo em sua carreira solo. A cantora foi — e ainda é— um símbolo do rock psicodélico, porém, a fama não foi suficiente para a premiação. Joplin chegou a ser indicada nas categorias 'Melhor Performance Vocal Pop, Feminino' e 'Melhor Performance Vocal de R&B, Feminino' na 14ª edição do prêmio, todavia, não saiu vitoriosa.


2. Jackson 5

Jackson 5 / Crédito: Getty Images

 

O carismático grupo dos cinco irmãos Jackson era atração por onde passava, o quinteto foi incluído no Hall da Fama do Rock em 1997 (quando já não estavam na ativa). A liderança vocal de Michael e a competência dos instrumentistas fizeram a banda um dos maiores ícones dos anos 60 a meados da década de 1980.

O grupo foi indicado duas vezes ao prêmio: Em 1970 na categoria 'Best Contemporary Vocal Performance By A Duo, Group Or Chorus' e em 1975 na categoria 'Best R&B Vocal Performance By A Duo, Group Or Chorus', todavia, não levou a estatueta para casa.


3. Jimi Hendrix

Jimi Hendrix / Crédito: Getty Images

 

O guitarrista, popular pela sua irreverência e talento, foi outro melancólico membro do clube dos 27, morrendo justamente com essa idade. Sua imagem ficou certamente eternizada por performances marcantes, como a sua execução do hino americano em plena Woodstock ou mesmo quando, em um festival de Monterey, ateou fogo em sua guitarra em cima do palco.

Durante sua carreira foi indicado ao prêmio máximo do mundo da música somente em uma oportunidade, na categoria 'Melhor Performance Instrumental Contemporânea' justamente pela performance do hino, em 1970. Foi agraciado com um prêmio póstumo em 1992. Hoje, no entanto, é considerado por muitos críticos como o maior guitarrista da História.


4. Bob Marley

Bob Marley / Crédito: Wikimedia Commons

 

A voz e cara do reggae elevaram a projeção da Jamaica mundo afora. Membro do grupo musical Bob Marley and the Wailers, chamou atenção para causas como a legalização da maconha em uma época dura e conservadora contra os narcóticos.

Por mais que nunca tenha sido indicado ao prêmio em vida, um de seus álbuns mais famosos, Catch a Fire, entrou para o hall da fama do Grammy em 2010.


5. Queen

Queen / Crédito: Getty Images

 

Quem conhece a magnitude da banda não imagina como um grupo tão popular nunca tenha ganhado o prêmio. Bohemian Rhapsody foi indicado na categoria 'Best Arrangement For Voices (Duo, Group Or Chorus)' e o single em 'Best Pop Vocal Performance By A Duo, Group Or Chorus' em 1977. Apesar de um dos grandes clássicos do rock, não venceu.

A banda também foi indicada com Another One Bites The Dust na categoria 'Best Rock Performance By A Duo Or Group With Vocal' em 1981, contudo, não saiu vitorioso. Em 2018, muito por conta da cinebiografia do conjunto, foram agraciados com um Grammy honorário

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também