Alto custo da coroação surpreende e gera criticas a monarquia e a Rei Charles III
Caras
O apresentador Howard Stern criticou a ostentação na cerimônia de coroação do rei Charles III (74), na Inglaterra, a celebração durou três dias, chamando as comemorações de ‘desperdício nojento de dinheiro’ em meio à crise econômica na Grã-Bretanha.
Durante seu programa de segunda-feira, 08, “The Howard Stern Show” da rádio SiriusXM, ele desabafou:
“A Inglaterra precisa se controlar. Eu entendo, talvez traga turismo, mas Jesus Cristo! Em primeiro lugar, o príncipe Charles não presta… Esse é o número um – e as pessoas estão agindo como… durante toda a cerimônia, eles estão agindo como se aquele cara fodid* fosse para a guerra ou algo assim, e depois espancasse todas as outras pessoas”
Seu companheiro de programa Robin Quivers acrescentou: “Ele fez algo ótimo além de ter nascido”, e Howard continuou: “Sim. Mas você sabe, eles dizem: ‘Juramos nossa lealdade a você e você é um grande guerreiro.’ A coisa toda é maluca. Foi nojento. E eu vou te dizer porque é nojento… não é preciso ser um neurocirurgião para dizer isso, mas, você sabe, a Inglaterra está tendo seus próprios problemas econômicos e eles gastaram uma fortuna naquela coroação. E é simplesmente repugnante assistir a um país que está sofrendo com problemas econômicos… e então você vê a pompa e as circunstâncias", lamentou Howard.
“Ok, faz parte do turismo. Eu entendo tudo isso. Não sou ingênuo, mas isso apenas envia a mensagem errada.”
Não foi o apresentador que reclamou dos gastos, muitos súditos também fizram reclamações sobre o evento. Uma vez que a ocasião histórica aconteceu em um cenário econômico desafiador para o Reino Unido, com muitos questionando a validade do evento, porque o país enfrenta sua pior crise de custo de vida em uma geração.
Segundo a emissora CNBC, as estimativas colocam o custo da coroação do rei Charles acima de £ 100 milhões de libras esterlinas (R$ 632 milhões).