Aos 94 anos, Lima Duarte diz que 'vive do passado': 'O que está à minha espera?'
Caras
O ator Lima Duarte recebeu uma grande homenagem da Globo em seu aniversário de 94 anos, completados no último dia 29 de março. No programa 'Tributo a Lima Duarte', disponível no Globoplay, plataforma de streaming da emissora, o veterano da teledramaturgia brasileira abordou, sem tabu algum, o assunto sobre a morte.
O projeto teve como principal local de gravação o sítio onde o artista reside atualmente em Indaiatuba, interior de São Paulo. Na casa, Duarte relembrou grandes momentos marcantes de sua carreira, como a inauguração da TV Brasil, ocorrida em 18 de setembro de 1950. "Dos que estavam lá no primeiro dia, só tem eu vivo", comenta.
Ao longo de seu depoimento, o ator conta que as lembranças guardadas na memória são o que lhe dão força para seguir em frente. "Na memória, território da emoção, é que eu encontro grandes coisas que me valem a alma, que me salvam o espírito, que dão vida pra mim", disse.
"Eu volto sempre, volto o dia inteiro, vivo do passado. O que é o futuro pra mim? Dobrando a esquina, o que é que está à minha espera? A morte. Não sou nenhum idiota, 94 anos. Mas o que ficou, isso sim, isso me empurra. Me faz rir, me alimenta. Isso é tudo", complementa.
Em 'Tributo a Lima Duarte', diversos momentos de sua carreira artística foram mencionados. Ele lembra o sucesso em O Salvador da Pátria (1989) com o personagem Sassá Mutema, além de mostrar o carro dirigido em Roque Santeiro (1985). O automóvel é guardado com carinho até hoje em sua garagem.
"Um ator não morre. Troca de papel. Eu acho que serei ator eternamente", declara Lima Duarte ao falar sobre seu legado como ator. O projeto disponível no Globoplay também homenageia grandes nomes da teledramaturgia como o autor Manoel Carlos, as atrizes Laura Cardoso e Zezé Motta, entre outros.
Manoel Carlos revela o motivo de chamar suas protagonistas de Helena
O prestigiado autor de novelas Manoel Carlos é conhecido principalmente por nomear as protagonistas de suas histórias de Helena. Após anos com várias atrizes de sucessos assumindo esse papel, o escritor revelou o motivo de sua escolha no documentário Tributo - Manoel Carlos, do Globoplay, que celebra os 91 anos do 'Maneco'.
No especial, Manoel falou sobre as especulações por trás da escolha do nome icônico. "As pessoas realmente têm muita curiosidade de saber. Dizem 'foi sua mãe, uma irmã, uma namorada, uma primeira mulher'. Nada disso. Helena é apenas um nome que eu acho mais apropriado a um personagem do que uma pessoa real", revelou ele. O autor ainda confessou que se inspirou na mitologia grega para o nome. Confira!