TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Entretenimento
O que aconteceu com o dentista dos famosos? Neurocirurgião explica causa da morte e faz alerta
Entretenimento

O que aconteceu com o dentista dos famosos? Neurocirurgião explica causa da morte e faz alerta

publisherLogo
Caras
19/09/2023 23h43
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15777527/original/open-uri20230919-18-hl36xh?1695167467
©Reprodução/Instagram
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A morte de Rafael Puglisi, conhecido como dentista dos famosos, chocou a web na última segunda-feira, 18. O profissional morreu após bater a cabeça em uma piscina, em decorrência de um traumatismo cranioencefálico. Em entrevista à CARAS Brasil, o neurocirurgião Feres Chaddad, professor e chefe da disciplina de neurocirurgia da UNIFESP, explicou o que aconteceu com o dentista dos famosos e a causa da morte, além de fazer alerta sobre o caso.

"O impacto do crânio contra o solo pode ocasionar uma alteração mecânica, elétrica e química na conexão dos neurônios que chamamos de concussão cerebral. Além disso, podem ocorrer sangramentos cerebrais, fraturas de crânio e de coluna cervical, todas essas alterações podem levar ao óbito", compartilhou o neurocirurgião sobre o caso do dentista dos famosos.

"Rafael pode ter apresentado uma concussão cerebral ou sangramentos, que podem ocasionar uma perda transitória de consciência, dependendo do impacto, uma lesão mais grave, inclusive a morte súbita. Além disso, a energia pode ser transmitida para a região que controla porções vitais do organismo, o tronco cerebral, causando alteração para respirar, por exemplo", acrescentou sobre a morte por traumatismo cranioencefálico.

Apesar de ressaltar a possibilidade da morte súbita no caso de Rafael Puglisi, Feres Chaddad ressaltou a importância do atendimento médico: "É necessário saber convocar o SAMU ou serviço de resgate, que tem profissionais treinados com protocolos como o 'ABCDE do trauma' para identificação de lesões ameaçadoras à vida que podem ser conduzidas no local de atendimento".

"Além disso, a chegada rápida a um serviço com neurocirurgia é de suma importância para identificação de alterações neurológicas por profissionais especializados. Algumas alterações secundárias ao trauma podem necessitar de cirurgia de emergência que, em certos casos, podem salvar a vida do paciente", completou.

Leia também: Assessoria de Neymar rompe silêncio após pronunciamento de Bruna Biancardi

O neurocirurgião também alertou que casos como o da morte do dentista dos famosos ainda são muito comuns, além de evitáveis. "Desde 1995, a sociedade brasileira de neurocirurgia desenvolveu a campanha 'Pense Bem'. É importante a conscientização da população para prevenção de quadros como esse, que geralmente ocorrem em casa. Mergulhos em piscinas, quedas de altura, acidentes automobilísticos, principalmente quedas de motocicleta, queda de tanques e pias, queda de fogões sobre crianças infelizmente são frequentes causas de morbimortalidade na população brasileira. As atividades, principalmente de crianças, devem ser monitoradas", aconselhou.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também