Retratação imediata: órgão detona Daniela Escobar após declarações em entrevista
Caras
A atriz Daniela Escobar gerou polêmica ao dar declarações consideradas ofensivas em um podcast. A artista que mora nos Estados Unidos fez críticas à postura de profissionais de enfermagem e insinuou que elas não tem compromisso ético.
Em participação no Papagaio Falante, ela questionou até a forma com que algumas profissionais se vestem durante o trabalho ao comentar a polêmica envolvendo a fantasia de enfermeira que foi considerada ofensiva durante o Carnaval. "De onde é que essa mulher saiu? Como é que ela tá maquiada? Elas vão lá pra catar médico e casar", acusou a atriz.
Antes, a artista disse que estranha o comportamento das profissionais. "Unhas postiças, batom vermelho. Se bota isso numa novela, não vão dizer que é ridículo? Que não existe e que o diretor de arte é um imbecil? É assim, a vida real. Tanto aqui no Brasil quanto lá [nos EUA]", contou ela.
Coren repudia falas
Após as falas, o Coren-SP, conselho responsável por representar o interesse das profissionais, emitiu uma nota em que pede a retratação imediata. Na nota, eles classificaram que as falas da atriz não apresentam qualquer lastro na realidade.
"Além de adotar uma postura machista, que reforça estereótipos preconceituosos, a atriz ofende trabalhadoras que dedicam suas vidas a cuidar do próximo e, também, ofende todas as mulheres. A enfermagem é uma ciência e profissão que exigem técnica, conhecimentos científicos e pautada por um Código de Ética e que, portanto, não deve ser reduzida a ilações sem qualquer base ou fundamento", disse.
Ao final, a nota faz um pedido para a atriz. "O Conselho exige a imediata retratação de Daniela Escobar pela infeliz declaração e, também, dos apresentadores do podcast por abordarem um assunto como a erotização da enfermagem, que desconstrói todos os esforços dessas profissionais na busca por valorização e reconhecimento", diz a mensagem.
Daniela Escobar está com 56 anos. A atriz é conhecida por ter atuado em várias produções para a televisão na Globo, incluindo a novela O Clone, seu maior sucesso.