Conheça "The Room Next Door", de Almodóvar, vencedor do Leão de Ouro em Veneza
Cinebuzz
Primeiro longa-metragem de Pedro Almodóvar ("Mães Paralelas") em língua inglesa, "The Room Next Door", estrelado por Tilda Swinton ("Era Uma Vez um Gênio") e Julianne Moore ("Para Sempre Alice"), foi o grande vencedor do Festival de Veneza 2024, que chegou ao fim neste sábado (7), e levou o cobiçado Leão de Ouro para casa.
Na novidade, a jornalista Martha (Tilda Swinton) se reconecta com sua antiga amiga, a escritora Ingrid (Julianne Moore), e elas revivem antigas lembranças. Porém, Martha pede um favor capaz abalar a amizade das duas mais uma vez: que Ingrid a ajude a tirar a própria vida para que não morra de câncer.
Em coletiva de imprensa no Festival de Veneza, antes da estreia mundial da novidade, Almodóvar afirmou que "The Room Next Door" é um filme "favorável à eutanásia":
"É algo que admiramos sobre a personagem de Tilda. Ela decide que, para se livrar do câncer, precisa tomar a decisão que ela toma. 'Se eu chegar lá primeiro, o câncer não vai me vencer', ela diz. Então ela encontra uma maneira de atingir o seu objetivo, com a ajuda de sua amiga, mas elas precisam se comportar como se fossem criminosas", explicou [via Variety].
O cineasta ainda afirmou que não tem medo da morte e que, por causa das experiências que teve ao longo de sua vida, aprendeu a aceitar o seu destino muito cedo. Por fim, Almodóvar disse — sob aplausos dos jornalistas presentes — que as pessoas "deveriam ter a possibilidade de se submeter à eutanásia em todo o mundo. Isso deveria ser regulamentado e um médico deveria ser autorizado a ajudar o seu paciente."
"The Room Next Door", que ainda conta com John Turturro ("Ruptura"), Alessandro Nivola ("Os Muitos Santos de Newark") e Juan DiegoBotto ("O Esquadrão Suicida"), ainda não tem data de estreia nos cinemas brasileiros. Assista à primeira prévia do filme: