Oscar 2023: Quem vence o prêmio de Melhor Filme?
Cinebuzz
Neste domingo (12), conheceremos os vencedores da 95ª Cerimônia do Oscar, premiação criada e organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para homenagear as melhores produções e os melhores profissionais da indústria cinematográfico a cada ano. A seguir, conheça os indicados a Melhor Filme e vote no seu favorito para o prêmio neste ano:
Nada de Novo no Front
Adaptado do romance homônimo de Erich Maria Remarque, o drama alemão "Nada de Novo no Front" concorre em nove categorias. Na história, conhecemos um adolescente, que é convocado para atuar na linha de frente da Primeira Guerra Mundial e logo descobre que a ideia que tinha do serviço militar era bem diferente da realidade.
Avatar: O Caminho da Água
Um dos filmes mais aguardados há mais de uma década, "Avatar: O Caminho da Água" repetiu o sucesso de seu antecessor nas bilheterias e, hoje, ocupa o posto de terceira maior bilheteria da história do cinema. No Oscar, foi indicado a quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Som, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais.
Os Banshees de Inisherin
Com Colin Farrell na corrida por seu primeiro Oscar de Melhor Ator, "Os Banshees de Inisherin" mostra o impasse na amizade de dois amigos de longa data. A produção ainda aparece nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Edição.
Elvis
"Elvis" explora a vida e a música de Elvis Presley, o rei do rock, através do complicado relacionamento do artista com o seu empresário, o coronel Tom Parker (Tom Hanks). Austin Butler, na pele do protagonista, tem grandes chances de levar o prêmio de Melhor Ator. O longa ainda disputa a estatueta de ouro em Melhor Som, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Design de Produção, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Grande destaque do Oscar 2023, "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" recebeu onze indicações em dez categorias da 95ª edição do prêmio. Na história, a vida de Evelyn (Michelle Yeoh) está à beira do fracasso quando, de repente, ela se vê envolvida em uma aventura multiversal - em que se depara com infinitas versões do que poderia ter vivido em outras realidades - para salvar a verdade que escolheu.
Os Fabelmans
Semibiográfico, "Os Fabelmans" é o longa mais recente de Steven Spielberg, que apareceu no Oscar no ano passado com a nova adaptação de "Amor, Sublime Amor", do musical da Broadway. Na edição deste ano, a nova produção do cineasta aparece em Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Design de Produção.
Tár
Com destaque para a atuação de Cate Blanchett, que pode render uma terceira estatueta à atriz, "Tár" mostra a história de Lydia Tár, considerada uma das maiores compositoras-regentes vivas e a primeira diretora musical de uma grande orquestra alemã. Além de Melhor Filme e Melhor Atriz, está indicado a Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
Top Gun: Maverick
"Top Gun: Maverick" é a aguardadíssima sequência do longa de 1986 estrelado por Tom Cruise novamente no papel de Pete "Maverick" Mitchell. Além da categoria de Melhor Filme, o longa ainda concorre em outras cinco categorias, incluindo Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Canção Original (para "Hold My Hand", de Lady Gaga), Melhor Som, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.
Triângulo da Tristeza
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022, "Triângulo da Tristeza", novo filme de Ruben Östlund ("The Square - A Arte da Discórdia"), ironiza a hierarquia social em uma sátira em que os papéis e as classes são invertidos. Também aparece nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Direção.
Entre Mulheres
Indicado a duas categorias no Oscar 2023 - Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado -, "Entre Mulheres" é baseado no romance homônimo de Miriam Toews, que conta a história de mulheres lutando para conciliar realidade e fé em uma comunidade religiosa isolada.