"Wandinha": Espectadores criticam série por caracterização racista de personagens negros
Cinebuzz
Apesar do sucesso de audiência de "Wandinha", série da Netflix do diretor Tim Burton, a produção tem recebido críticas nas mídias sociais pela forma com que tem retratado os personagens negros.
Alguns espectadores foram ao Twitter para criticar a caracterização dos personagens negros. A questão se concentra em como os atores negros do elenco de "Wandinha" são retratados como vilões.
Um espectador criticou: "Não me interpretem mal ... eu amo Jenna Ortega e ela está arrasando em 'Wandinha', mas uma coisa que odeio nesse programa é por que eles fizeram de TODOS os negros neste programa pessoas terríveis?"
"Como a Netflix não viu nada de errado nisso? Eu odeio o eu racista de Tim Burton."
Um segundo comentou: "Eu estou tentando ignorar os tons racistas e anti-negros de 'Wandinha", da Netflix. Como quem pensou que fazer do homem negro o dono de um parque de diversões peregrino está literalmente indo para o INFERNO."
Um terceiro visou especificamente Tim Burton, que já foi acusado de caracterização racista antes, acrescentando: "Boicote a 'Wandinha". Assista a 'Wendell e Wild'. Faça Tim Burton refletir sobre sua 'estética' racista idiota."
O diretor Tim Burton tem sido acusado de racismo, enquanto a Netflix tem sido chamada de passiva por não ver nenhum problema em tais representações.
Especificamente, a controvérsia envolve a atriz Joy Sunday (Bianca Barclay) sendo retratada como uma garota má da Nevermore Academy, enquanto o ator Iman Marson (Lucas Wilson) é um valentão e filho de um prefeito corrupto.
O pai de Wilson no show também é dono da Pilgrim Land, uma decisão controversa em si, dadas as tensões históricas entre nativos americanos e peregrinos.
O agente pessoal de Tim Burton, diretor e produtor executivo da série, rebateu a acusação. O empresário Mike Simpson afirmou: “Não vou repassar uma questão tão boba para o Tim”. Os demais produtores ainda não se pronunciaram sobre o tema.
SOBRE "WANDINHA"
A trama deve acompanhar Wandinha Addams na Nevermore Academy, enquanto ela tenta dominar as próprias habilidades psíquicas e lidar com relacionamentos complicados. Além de Ortega como a protagonista, o elenco ainda traz Luis Guzmán ("Viagem 2: A Ilha Misteriosa") e Catherine Zeta-Jones ("Chicago") como os pais da garota, Gomez e Mortícia, respectivamente.
"Wandinha" ainda contará com Gwendoline Christie como Larissa Weems, diretora da escola sobrenatural Nevermore Academy; Isaac Ordonez como Feioso Addams; Victor Dorobantu como Tio Coisa; e George Burcea como Tropeço.
Por fim, de acordo com o Deadline, Tommie Earl Jenkins, Iman Marson, William Houston, Luyanda Unati Lewis-Nyawo, Oliver Watson, CalumRoss e Johnna DiasWatson completam o elenco.
Essa será a quinta adaptação inspirada em "A Família Addams". A primeira ocorreu em 1964, com uma série de duas temporadas, totalizando 64 episódios, exibidos entre 1964 e 1966. Anos depois, ganhou os cinemas com dois filmes, "A Família Addams", em 1991, e "A Família Addams 2", em 1993, com Christina Ricci no papel de Wandinha.
Qual foi a melhor série e/ou minissérie de 2022 até agora? Vote na sua favorita!
- "Peacemaker"
- "Euphoria" (2ª Temporada)
- "Cavaleiro da Lua"
- "Ruptura"
- "Pretty Little Liars: Original Sin"
- "Obi-Wan Kenobi"
- "Stranger Things" (4ª Temporada)
- "Ms. Marvel"
- "Andor"
- "Only Murders in the Building" (2ª Temporada)
- "Heartstopper"
- "Sandman"
- "A Casa do Dragão"
- "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder"
- "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis"
- "Dahmer: Um Canibal Americano"
- "O Clube da Meia-Noite"
- "O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro"
- "The White Lotus" (2ª Temporada)
- "1899"
+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!
- Instagram: @cinebuzzbr
- Twitter: cinebuzzbr
- TikTok: cinebuzzbr
- Facebook: CineBuzzBrasil
- Letterboxd: CineBuzzBr